Teatro da terceira idade em ritmo acelerado para novas apresentações

21/09/2010 16:12:03 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Kaná Manhães

Oficina de teatro faz parte do Programa Valorização do Idoso

Valorizar o idoso com o dom para as artes cênicas, através da oportunidade de florescer seu lado artístico de representação no palco em diversas ocasiões. É assim que o Grupo de Teatro Ateliê da Vida, que faz parte de um dos projetos da Secretaria Municipal do Idoso de Macaé, tem integrado e motivado pessoas da terceira idade há cinco anos, a participarem de apresentações no município com os mais variados temas da sociedade atual.

Na agenda do Grupo, estão previstas duas apresentações da comédia “Barroco de historinhas”, no próximo dia 30, no Recanto do Idoso, e no dia 1º. de outubro, na Casa do Idoso. O espetáculo é de autoria de Wellington Riane Della Sylva, e tem como elenco, Iracy Fragoso, Lourdes Maria dos Santos, Jaíra Pacheco e Rosa Maria Pereira da Silva, sob a direção Felipe Sobral.

A oficina de teatro faz parte do Programa Valorização do Idoso, vinculado à Secretaria Municipal do Idoso, voltada para o público a partir dos 60 anos, tendo como proposta trabalhar elementos básicos como a voz, interpretação e improvisações. Os encontros acontecem todas as segundas e terças, a partir das 16h, na própria sede da Secretaria Municipal do Idoso.

De acordo com o professor de teatro responsável pelo grupo, Felipe Sobral, o principal benefício da participação da terceira idade nas artes cênicas é o contato com outras pessoas da mesma faixa-etária, além de novas experiências adquiridas. “O teatro desperta a criatividade e desenvolve a memória deles, que é muito importante nesta idade. Além disso, eleva a autoestima através da socialização contínua com outras pessoas ligadas neste setor”, destacou Felipe Sobral.

Disposição não falta para dona de casa, Rosa Maria Pereira da Silva (65), que foi convidada para fazer parte do grupo desde sua criação, e que tem participado com empolgação de vários espetáculos já realizados. “Me sinto muito bem em participar das aulas de teatro que tem colaborado muito com a minha memória, e também por ter a oportunidade de fazer novas amizades e adquirir mais experiências a cada espetáculo”, afirmou.

Segundo a psicóloga e secretária da pasta, Cátia Crespo Schueler, os participantes do projeto se encontram de uma a duas vezes por semana com a finalidade de desenvolver o potencial da interpretação e com isso se sentirem produtivos, além de exercitarem a memória. “O equilíbrio emocional dos idosos está intimamente ligado à qualidade de interação sócioafetiva que eles estabelecem no ambiente em que vivem”, explicou Cátia.

Como participar

As inscrições para participar do Grupo Ateliê da Vida continuam abertas e podem ser feitas pelo telefone 2757-4135, das 9h às 17h ou na sede da Secretaria Municipal do Idoso, situada na Rua Francisco Portela, nº. 444 – Centro, Macaé.