Teatro do Oprimido: grupos ensaiam para pré-apresentação

16/11/2009 16:37:47 - Jornalista: Vanessa Diniz - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Objetivo é fazer com que cada participante traga uma idéia baseada em sua realidade

A Secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com o Centro de Teatro do Oprimido, começou na manhã desta segunda-feira (17) no Colégio Estadual Matias Neto, mais uma etapa do curso de teatro. Os ensaios terminam nesta terça-feira (17) e a e a pré-mostra acontece quarta e quinta (18 e 19). O Teatro do Oprimido é voltado para a saúde mental, estimulando a arte humana como forma de expressão.

- É uma inspiração de vida, pois é o teatro é a forma que tenho de aliviar a tensão da doença, me trazendo mais motivação e alegria. Esse grupo me deu a oportunidade, por todos me receberem de braços abertos, comentou a participante do teatro Ivaltina Moreira, aposentada.

O projeto, que acontece em três estados do Brasil - Rio, São Paulo e Sergipe - ajuda pessoas a superar problemas que as deixam deprimidas. O objetivo do curso é fazer com que cada participante traga uma idéia diferente, mostrando a realidade que vive usando na apresentação teatral cenas da própria vida, ajudando a compreender melhor a realidade através da arte, com momentos de alegria.

Estão sendo feitos ensaios de cenas dos grupos GTO Esperança, Tô Fazendo Arte, Capazes, Iguais e Idealistas, Emergentes do Tempo.

- O Teatro do Oprimido é uma grande realização, pois é uma forma de aprimorar a estética com a vida de cada um, dando vida aos personagens passando a cenas da vida real, e mostrando que é possível compreender melhor a realidade através da arte, concluiu Geo Britto, coordenador do evento.