Teatro Municipal apresenta a peça Inveja dos Anjos neste domingo

01/10/2009 14:51:19 - Jornalista: Eloísa Seady

A peça “Inveja dos Anjos” entra em cena, neste domingo (4), no Teatro Municipal de Macaé, com entrada franca, retornando o caminho da dramaturgia própria, a Armazém Companhia de Teatro. Em sua estrutura narrativa, a peça absorve elementos do que na literatura denomina-se realismo fantástico. São tempos, lugares, pensamentos, diálogos, climas e personagens em suspensão.

O espetáculo “Inveja dos Anjos” foi considerado pelos críticos um dos melhores do ano passado, recebendo o prêmio APTR de Melhor Espetáculo de 2008 e também o Prêmio de Melhor Iluminação.

A memória é o tema principal do espetáculo, que conta a história de Eleazar, um carteiro que tem a mania de ler tudo o que precisa entregar, com o intuito de aliviar o sofrimento do destinatário. Ele conta as novidades amenizando-as, antes de entregar a correspondência.

Com nuances de realismo fantástico, a peça se inspira em obras como Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez. O ponto de partida, no entanto, foram as linhas de trem, imagem recorrente na memória do autor, Paulo de Moraes.

O texto reúne histórias intercaladas de pessoas comuns, excessivamente simples, que vivem em uma cidadezinha qualquer e repassam cenas do cotidiano, acontecimentos que movem os relacionamentos humanos acompanhados de seus encantos e desencantos com seus afetos, desejos e frustrações com a vida. Por outro lado, são pessoas que comovem pela dignidade ao encarar suas alegrias e tristezas.

Como ponto comum entre os personagens, a memória. Em um exercício constante de revisitar o passado, eles procuram reconstruí-lo sem temer uma futura e velha decepção. Vivenciam os reencontros com esperança renovada e absorvem as partidas, as despedidas da melhor maneira possível seguindo em frente. Com isso, a importância do cenário. As idas e vindas das pessoas, do trem que chega e parte durante toda a encenação, torna o cenário vivo e fundamental nos constantes encontros e despedidas.

Peça sobre trilhos, Inveja dos Anjos emociona por tocar nas contradições humanas, nos acertos e erros da convivência com o outro. Ao expor variados sentimentos e seus desdobramentos nas vidas de pessoas tão simples, Inveja dos Anjos convida o espectador a sentar em “um dos vagões do trem e, pelas pequenas janelas, pudesse acompanhar um pedaço do filme da vida – que passa ligeira a sua frente”, como escreve o diretor Paulo de Moraes no catálogo da peça.

”Inveja dos Anjos” é teatro da melhor qualidade e consolida a Armazém Cia. de Teatro como a grande companhia da atualidade. A retirada de ingressos acontece no sábado (3), das 14h às 19h, na bilheteria do teatro. A classificação do espetáculo é 12 anos.