Técnicos do estado realizam estudos para implantação do Metrô Macaé

16/10/2009 14:10:43 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Previsão é de que trens começem a circular em 2012

A Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran recebeu esta semana uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Transporte e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central). O objetivo da visita foi realizar inspeções técnicas para implantação do projeto Metrô Macaé, conhecido também como Veículo Leves sobre Trilhos (VLT).

Os técnicos fizeram uma visita pela linha férrea utilizando um auto de linha cedido pela Ferrovia centro Atlântica (FCA). De acordo com o coordenador de Planejamento de Transportes da Central, Heraldo Magioli, as avaliações foram proveitosas, apesar da equipe não percorrido todos os 23 quilômetros do trecho em razão da realizações de obras na cidade.

Identificar pontos críticos e condições da linha férrea também fez parte da análise do grupo. Segundo a procuradora Maria Auxiliadora de Moura Ferreira, que acompanhou os trabalhos o resultado da vistoria foi satisfatório. “Iniciamos um levantamento detalhado e pudemos identificar um cenário favorável para viabilizar a implantação do VLT” – afirmou, acrescentando que em breve será feito o lançamento oficial do projeto na Câmara dos Vereadores.

Durante três dias, os técnicos realizaram as inspeções iniciais. De acordo com Assessoria de Estudos e Projetos Especiais da Mobilidade Urbana, esta fase – onde foram analisados itens como situação dos trilhos, dormentes, passagem em nível - subsidiará as primeiras etapas do relatório de estudo de viabilidade técnica.

O projeto busca ser uma alternativa para o transporte coletivo

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, o VLT desponta como uma possibilidade de ampliar a oferta de transporte público na cidade sem comprometer o aumento de veículos circulando na vias, que atualmente já ultrapassam o número de 70 mil, diariamente.

- O VLT agrega modernidade, conforto além de fazer a ligação entre dois extremos de Macaé: Imboassica e Lagomar. É uma alternativa pensada das necessidade de quem precisa do transporte coletivo para se transportar e que oferece ainda a oportunidade de ser integrado ao sistema atual de ônibus, afirma.

Iniciado com visitas a região do Crato, no Ceará, em março de 2009, onde o projeto já está implantado, o projeto foi consolidado em julho com a assinatura do contrato de operação entre os parceiros governo do estado, pela Secretaria Estadual de Transportes/Central, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), FCA e prefeitura de Macaé.

A previsão é de que o VLT esteja em operação até 2012, com capacidade para transportar cerca de 660 passageiros por viagem.