Tecnologia a favor do trânsito de Macaé

28/05/2009 10:01:18 - Jornalista: Luciene Rangel

Poder consultar as condições do trânsito e planejar o melhor caminho antes de sair de casa. Este é um dos objetivos do “Trânsito Online”, sistema que vem sendo implantado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran. O fluxo de veículos é apresentado em uma página da internet com atualizações que permitem ao usuário ter um diagnóstico do trânsito em tempo real.

A inovação faz parte de um pacote de projetos da Mobilidade Urbana/Mactran que busca trazer melhorias no trânsito de Macaé. As informações do “Trânsito Online” estão disponíveis no site http://sictransit.mactran.rj.gov.br em que as cores verde, laranja e vermelho funcionam como indicadores do fluxo de veículos leve, moderado e intenso, respectivamente.

Para o coordenador de TI (Tecnologia da Informação) da secretaria, Luciano Deconte, o sistema permite uma aproximação do cidadão com a dinâmica do dia a dia do trânsito. “Esta ferramenta permite o acesso amplo do usuário às condições em tempo real do trânsito, de forma rápida e simplificada”, ressalta.

O monitoramento é fruto da implantação do CTA (Controle de Tráfego por Área), sistema que permite a adaptação dos sinais de acordo com o fluxo de veículos. O responsável pelo setor de sinalização semafórica, Fabiano Lima, explica que, neste momento, está disponível a visualização apenas de uma área da cidade, que vai do trevo da Petrobras na Praia Campista até o início da rua Dr. Télio Barreto, no Centro.

- Estamos utilizando a tecnologia a favor da comodidade e segurança no trânsito. Esta é apenas uma etapa, com o andamento do projeto será possível a visualização de todos os cruzamentos semaforizados da cidade.

Além do gerenciamento do trânsito, a secretaria realiza testes nos sinais com a implantação de novos dispositivos que contribuem para a visibilidade do condutor com a utilização de fontes com maior potencial de luminosidade e com menos consumo de energia. O primeiro foi instalado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), na altura do Novo Cavaleiros, sentido Lagoa-Centro.