Tecnologia no trânsito: Mactran segue com implantação do CTA

14/10/2008 16:24:55 - Jornalista: Equipe Secom

Continuam as obras de implantação do sistema de Controle de Tráfego por Área (CTA) em Macaé. O projeto está sendo desenvolvido pela Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O sistema, que busca evitar retenções no trânsito, segue agora na fase de instalação dos laços indutivos, que auxiliam na transmissão dos dados para a central.

O CTA permite o monitoramento em tempo real dos semáforos, fazendo a adaptação de acordo com o fluxo, alterando automaticamente o tempo de verde e vermelho dos sinais. Os laços, que fazem a contagem dos veículos, estão sendo colocados por baixo do asfalto. Os cabos sensores passam pelas calçadas e levam as informações até o controlador.

Alguns laços foram danificados durante a realização de obras nas ruas e tiveram que ser recolocados. Ao todo, serão 190 laços instalados nos 52 cruzamentos semaforizados da cidade. O objetivo é obter dados sobre a movimentação de veículos: são 70 mil circulando diariamente nas ruas de Macaé. O diretor presidente da Mactran, Lúcio Aracati, explica a importância desta etapa.

- Estamos em fase final de implantação do CTA. Com este sistema, que é pioneiro pelo uso de 100% de tecnologia nacional, vamos trazer mais agilidade e mobilidade no trânsito, principalmente nos horários de pico. Sabemos que as bras estão atrapalhando os pedestres, mas pedimos a compreensão da comunidade. Será um transtorno temporário, explicou Aracati, resaltando que todas as calçadas que estão sendo danificadas serão consertadas após a instalação do sistema.

Ele ressalta que os condutores já contam com o sincronismo de sinais (permanência simultânea da cor no semáforo) do trecho entre a Avenida Rui Barbosa, no bairro Alto dos Cajueiros até o final da Rua Silva Jardim, no Centro.

Ainda de acordo com Aracati, a tecnologia é mais uma ferramenta que precisa da contribuição de cada um. "O respeito à sinalização e cuidados como não parar em fila dupla também são fundamentais para que o tráfego possa fluir com facilidade", concluiu o presidente.