Terapias alternativas atraem o interesse da terceira idade na Tarde de Integração

05/03/2008 11:22:19 - Jornalista: Andréa Lisboa

Com o objetivo de integrar os 19 grupos da Terceira Idade de Macaé, aconteceu na tarde desta terça-feira (4), no Teatro Municipal, a primeira Tarde da Integração da Melhor Idade deste ano, um programa de auditório, bastante interativo e que atrai grupos também de outros municípios. Uma das novidades foi a demonstração de terapias alternativas como: reiki, shiatsu, reflexologia, do-in, massoterapia, drenagem linfática e ginástica corretiva pelo professor Luciano Castro Medina.

Segundo a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, novas atividades serão agregadas às Tardes de Integração. A intenção é incluir passeios turísticos, formar grupos de ginástica, com o objetivo estimular a prática de exercícios físicos, além de tardes dançantes.

O professor Luciano, com formação em Educação Física e especialização em terapias alternativas, atua na área há mais de 15 anos, desses, 5 em Macaé. “O indivíduo na terceira idade muitas vezes é carente de um retorno emocional. Uma massagem é uma resposta. Auxilia no equilíbrio emocional”, explica.
O terapeuta utiliza diversas terapias simultaneamente, para harmonizar a energia corporal, promovendo o bem estar. Seu principal instrumento são as mãos, com condução por óleos. Alguns aparelhos são usados auxiliarmente.

O stress, entre outros fatores, tende a diminuir o fluxo das energias corpóreas. O Reiki trabalha os sete chacras, fontes de energia do corpo. O objetivo do tratamento é fazer com que essas energias fluam harmonicamente, para que haja uma estabilidade emocional. A reflexologia também atua em pontos energéticos.

Há, ainda, o shiatsu, que também trabalha os chacras, porém por meio da impostação das mãos, com o intuito de promover alívio para dores. A opção pode ser pela massoterapia, um tipo de massagem que auxilia o retorno do sangue para o coração. Cerca de 60 freqüentadores dos grupos da terceira idade procuraram o professor com interesse na medicina holística.

Além da demonstração das terapias, na abertura da temporada, o ator Hugo Garcia, apresentou o 1º ato da comédia de Armando Borges, O Sonhador. Com Neguinho, fizeram um número coreografado por Érica Mendes. Ainda bailarinos da escola de dança, Âmbar, interpretaram o balé “Os namorados”.
Na programação, estiveram, ainda, os cantores Paulo Batista, Jurema Guimarães, René Magalhães e José Alves. As poesias de Lecy fecharam a tarde. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Macaé, Fundação Macaé de Cultura e Coordenadoria Especial da Terceira Idade de Macaé – Cetim, com o apoio cultural de um supermercado da cidade.

Desde que foi criado, em 2002, o projeto, com entrada franca, que acontece às 15h, na primeira terça-feira de cada mês, é sucesso de público no Teatro Municipal. Essa tarde de entretenimento utiliza a arte como meio de inclusão social de pessoas na terceira idade. Desta forma, revela e dá oportunidade a artista da região.