Termina o curso de capacitação em empregado doméstico

15/10/2008 09:06:46 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Terminou na noite desta terça-feira (14) o curso de capacitação em empregado doméstico, realizado para 30 pessoas, sendo uma parceria entre o Programa Macaé Cidadão e a secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre). O curso teve duração de três meses, de julho a outubro, com aulas de qualificação teóricas e práticas. No encerramento, cantores do coral da Cidade de Macaé se apresentaram para as cerca de 100 pessoas presentes, no salão da Central do Trabalhador (Caet).

A Semtre está promovendo a inserção no mercado de trabalho dos alunos que participaram do curso. Eles receberam certificados. A coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, disse que havia no ar um sentimento de vitória e conquista, fruto da alegria em se concluir tal empreendimento na vida dos que se aperfeiçoaram e no trabalho das equipes organizadoras.

- Passaram a preocupação e a ansiedade, pois houve muitas demandas durante o curso para sua organização, entretanto o poder público deve fazer um bom trabalho, uma vez que todos vocês merecem o melhor - declarou.

Entre os conteúdos do curso de capacitação, estiveram aulas práticas (oficinas), quando os alunos visitaram hotéis, restaurantes e ateliês na cidade, para conhecer de perto mecanismos como arrumação de quartos e mesas. Também foram realizadas atividades culinárias. Já a parte teórica consistiu em ações com equipe multiprofissional: a psicóloga orientou o público alvo sobre ética no trabalho, enquanto a nutricionista ensinou acerca de alimentação saudável.

Uma engenheira alimentar falou a respeito de armazenamento de alimentos utilizando o freezer. Já o gastrônomo deu palestra referente a pratos sofisticados e básicos. Etiqueta, técnica de arrumação e, até corte e costura, também foram temas ministrados aos participantes do curso.

O curso ainda contou com a participação de um advogado que mostrou os direitos e os deveres de empregadores e empregados. Enquanto que um enfermeiro abordou assuntos como primeiros socorros em caso de necessidade. Orçamento doméstico, higienização e recursos humanos também foram assuntos tratados nas aulas.

Para a doméstica Jaciara Santos da Paixão, as aulas foram significativas porque aprendeu, entre outras coisas, expressões, postura, etiqueta, receitas de alimentos, congelamento ideal, primeiros socorros, uniformização, além de suas obrigações e direitos trabalhistas. Já a merendeira Djanira do Carmo Silva ressaltou os novos conhecimentos acerca de higienização e nutrição como os que mais gostou de aprender.

- Foram três meses de muito crescimento, inclusive minha auto-estima e minha evolução mental e profissional foram valorizadas – frisou a dona-de-casa Maria Aparecida Freitas Alves. O artesão José Augusto Rainha lembrou que o nível das aulas foi alto, com excelentes professores. “Além disso, meu trabalho como garçom terá acréscimo de conhecimentos uma vez que aprendi como servir e me portar melhor”, contou.

Presente no evento estava o presidente da Associação de Moradores da Ajuda de Baixo, Enilton Mendes Prata. Segundo ele, o curso foi importante por abrir os horizontes dos empregados domésticos, proporcionando-lhes qualificação. “Atividades como essas valorizam os que trabalham em nossas casas, preparando-os para o mercado de trabalho”, avaliou.

A representante dos professores, a assistente social Érica Pimentel Soares Souza, ressaltou que a importância do curso se dará na medida em que os que fizeram a qualificação traduzirem os novos conhecimentos absorvidos em seu dia-a-dia. “Agora as esferas profissional e pessoal deles deverá refletir os aprendizados nas aulas”, concluiu, acrescentando que a auto-estima e a valorização do conhecimento pessoal foram conquistas muito válidas do curso de capacitação em empregado doméstico.