Trabalho e Renda de Macaé participa de conferência sobre emprego em Búzios

14/10/2011 10:40:07 - Jornalista: Samanta Fernandes

Foto: Divulgação

Conferência foi realizada nesta quinta-feira (13), em Búzios

Buscando a integração e troca de experiência com outros municípios, a Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé participou da I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente do Estado do Rio de Janeiro, realizada, quinta-feira (13), em Búzios. Durante o evento foram discutidos temas como princípios e direitos trabalhistas, prevenção e erradicação do trabalho degradante, saúde e segurança do trabalhador, entre outros.

Além de Macaé, representantes de Casimiro de Abreu, Petrópolis, Tanguá e São Francisco do Itabapoana estavam presentes. Organizações Não Governamentais (ONGs) e Associações também participaram do encontro.

Os palestrantes foram: Narciso Guedes, do Ministério do Trabalho, abordando Princípios e Direitos do trabalhador; Cláudio Scchin, também do Ministério do Trabalho, abordando a Proteção Social, com debate sobre trabalho infantil e trabalho degradante; e Maria Cristina Jatobá, Superintendente da área de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro (Setrab Rio), abordando a questão da saúde do trabalhador, da importância da segurança no trabalho.

Junto com eles, estiveram na mesa, Marcelo Coelho, chefe de Gabinete e secretário Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro em exercício; Roberto Teixeira, secretário Executivo da Setrab Rio; e Fernando Lobo, coordenador do Observatório de Emprego e Renda da Setrab Rio. O evento foi realizado pela Setrab Rio, em parceria com a Prefeitura de Búzios.

Representando o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, que está em Curitiba no Paraná recebendo, em nome do Prefeito Riverton Mussi o título de “Prefeito Amigo do Emprego 2011”, estava o subsecretário Fernando Buechem. Segundo ele, a participação em eventos como esse só aumenta os conhecimentos no setor do emprego e renda.

— Hoje, pudemos conhecer mais sobre, por exemplo, a situação precária em que vivem certos profissionais. Quão degradantes são as suas condições de trabalho e o que nós, como cidadãos, podemos fazer para ajudar a diminuir essas situações. Encontros como esse, permitem que os municípios troquem experiências e melhorem suas atuações no setor de emprego e renda, destacou.

Na ocasião, Fernando Buechem, lembrou e reiterou o convite a todos para participarem do IV Fórum de Secretários de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá dia 18 de novembro, no Centro de Convenções de Macaé.