Trabalho e Renda participa da FIC na Expo Macaé 2007

19/07/2007 16:28:21 - Jornalista: Catarina Brust

Grupos de Economia Popular – EcoPopSol – formados e desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) estarão participando da Feira Social de Interação, que será realizada dentro da XXVIII Exposição Agropecuária, Industrial e Turística de Macaé, a Expo Macaé 2007. Cerca de 15 grupos estarão participando da feira, que acontecerá no espaço da Feira de Indústria e Comércio (FIC), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).

Os grupos de Economia Popular Solidária foram formados e são desenvolvidos há dois anos pela secretaria de Trabalho e Renda, com o objetivo de fomentar a geração de renda. Na Feira Social de Interação dentro da FIC, os grupos estarão apresentando e comercializando seus produtos. São cerca de 300 empreendedores que realizam trabalhos manuais, artesanato e agricultura familiar, dentro da estratégia de geração de trabalho e renda movida pela prefeitura.

Os grupos desenvolvem variadas técnicas, do artesanato com fibra de bananeira e ao beneficiamento de pescado, além de momentos culturais pautados na música e na arte cênica. Durante a feira, os grupos também trocam experiências aprendendo novas técnicas com as oficinas de interação que acontecem durante a feira onde um trabalhador /produtor passa sua técnica para o outro.

Nesta quarta-feira (18) pela manhã, grupos produtivos de economia popular solidária se reuniram na secretaria de Trabalho e Renda para tratar da participação dos grupos na FIC. À tarde, os técnicos da Semtre, Robério Fernandes e Joana Gonçalves, acompanhados do secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, e da gerente da incubadora de cooperativas, Aline Azeredo, realizaram uma reunião com os grupos da serra em Glicério que também irão participar da feira

- O objetivo é apresentar à sociedade macaense as habilidades, os desafios e conquistas dos trabalhadores que estão em processo de formação para o trabalho coletivo. Dentro da FIC os artesãos terão oportunidade de apresentar seus produtos e interagir com outros grupos, observou Cláudio Bogado.