Trânsito mais livre em Macaé

04/07/2008 16:11:00 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

O trânsito de Macaé começou a fluir mais rápido. Começou a funcionar nesta sexta-feira (4) o Sistema de Controle do Tráfego Área (CTA), inaugurado pelo prefeito Riverton Mussi e o presidente da Macaé Transito e Transporte, Lúcio Aracati. O principal objetivo é facilitar o fluxo do trânsito nas ruas da cidade. O sistema permite o acompanhamento dos cruzamentos através do monitoramento em tempo real dos semáforos, evitando retenções.

A primeira etapa teve inicio nesta sexta-feira, com o início do funcionamento do sistema em 15 cruzamentos do Centro da cidade e da Rodovia Amaral Peixoto, criando a chamada “onda verde”, com a sincronização dos sinais. A segunda etapa será instalar os controladores de semáforos, e a terceira, a implantação do tempo real nos aparelhos. A meta para o futuro é que o município tenha o transito mais organizado e sem engarrafamentos.

O sistema foi implantado após a assinatura de termo de parceria com a Universidade de Santa Catarina para o desenvolvimento do CTA, um programa com tecnologia 100% nacional. O prefeito Riverton Mussi falou da importância do trânsito numa cidade como Macaé.”Queremos facilitar o trânsito com este projeto. O objetivo é controlar o tráfego evitando os engarrafamentos, que hoje são comuns em Macaé principalmente nos horários de rush”, afirmou.

- Implantamos o projeto em apenas oito meses. Realizamos um levantamento apontando que Macaé possui um fluxo de cerca de 60 mil veículos que trafegam diariamente pelas ruas da cidade. Além disso, o município apresenta uma média expressiva de 450 veículos emplacados mensalmente que engrossam exponencialmente a malha urbana. Daí a necessidade de se implantar o sistema, disse o presidente da Mactran, Lúcio Aracati.

O Centro de Controle de Tráfego (CTA) tem uma central com operadores que fazem o monitoramento dos semáforos, acompanham seu desempenho e podem interferir caso haja necessidade. Uma das principais vantagens do sistema é “onda verde”, que possibilita o sincronismo entre os semáforos. O CTA também possibilita a melhoria na manutenção da rede de semáforos e fornece dados estatísticos que ampliam a possibilidade de estudos de planejamento viário.

O sistema de monitoramento em Tempo Real dos volumes de tráfego com a adaptação automática dos semáforos, será utilizado em 37 cruzamentos da cidade. Já no Sistema de Atuação sobre Planos Fixos, os semáforos são previamente programados de acordo com estudos locais, havendo alterações automáticas pontuais. Este sistema será usado em 15 cruzamentos da cidade situados em locais afastados.