Trânsito na Amaral Peixoto ganha fluidez com ação da Mobilidade Urbana

08/01/2010 11:21:11 - Jornalista: Assessoria Mactran

A secretaria municipal de Mobilidade Urbana/Mactran comemora o sucesso da criação, em 2009, dos corredores de trânsito da Lagoa/São Marcos e da Barra (Batalhão da Polícia MIlitar/Câmara Municipal), nos horários de pico (6h30/8h30 e 17h/20h), com base em respostas positivas a abordagens feitas a condutores de veículos e pedestres, após três meses de operação que buscaram facilitar o tráfego nos trechos.

As abordagens foram feitas nos trechos citados, e as respostas positivas, quase unânimes, configuram a aprovação da operação de trânsito dos corredores. Tanto os condutores de veículos – de passeio, de empresas diversas, ônibus municipais e intermunicipais e motociclistas – quanto os pedestres, em entrevistas concedidas à secretaria, cumprimentaram a secretaria pela iniciativa, fato também registrado pela Ouvidoria nos e-mails recebidos.

A implantação dos corredores da Amaral Peixoto agilizou o fluxo de veículos que circulam no município por Imboassica – corredor Lagoa/São Marcos, e na outra ponta, os que trafegam pela Barra (PM/Câmara Municipal). Na volta do trabalho, à tarde, inverte-se o sentido do fluxo com a mesma média de veículos.

O corredor Lagoa/São Marcos começou a funcionar em setembro. Dados do setor de estatística da secretaria registram a entrada de 2.060 veículos em média, em Macaé, no horário da manhã, somando-se à frota do município, que se aproxima de 75 mil veículos. O êxito do primeiro corredor estimulou a implantação do corredor da Barra, em novembro. O impedimento legal (Lei Municipal 3.238 de 20/07/2009) do tráfego de carretas no perímetro urbano do município, nos horários de pico, também colaborou para melhor fluidez do tráfego nos corredores da Amaral Peixoto, bem como a retirada de redutores de velocidade da avenida Presidente Sodré (rua da Praia), no Centro, e da avenida Luiz Lyrio, na Barra.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, algumas ações foram pontuais para o êxito do funcionamento dos corredores.

- Aponto como fundamentais para o bom resultado dos corredores, com a consequente fluidez do tráfego, a identificação de trechos de estrangulamento e a proibição das conversões à esquerda nesses pontos da rodovia Amaral Peixoto, nos horários de pico, de manhã e à tarde. Vale destacar ainda a distribuição de agentes e auxiliares na via para agilizar o fluxo de veículos – até triplicando o tempo de liberação dos sinais - e ajudar na travessia de pedestres, além da atuação dos fiscais, observou.

Mais ações estão programadas para o trecho em parceria com a Fundação Departamento Estrada e Rodagem (DER), com intervenção emergencial para implantação de retornos e semáforos em pontos já diagnosticados como necessários. Em outubro, o secretário Jorjão Siqueira e equipe, acompanhando o prefeito Riverton Mussi, estiveram da Fundação DER, no Rio, apresentando o cenário da rodovia Amaral Peixoto e propondo ações emergenciais, o que foi prontamente acatado pelo órgão estadual. Em 06 de novembro, Macaé recebeu a visita da engenheira do DER, Elizabeth Valle Viana Paiva, que, in loco, pode dimensionar a necessidade de ação emergencial no trecho Cavaleiros, principalmente. A Secretaria de Mobilidade Urbana aguarda pelos estudos do DER para breve implantação das ações.