Transporte: Mobilidade Urbana busca melhorias com monitoramento em tempo real

28/01/2010 15:23:57 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Equipe visitou empresa em Cabo Frio

Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana estiveram em Cabo Frio esta semana para conhecer o sistema de gerenciamento de frota utilizado pela empresa Salineira. A tecnologia faz o rastreamento dos ônibus em tempo real por GPS e ainda permite fazer a verificação do cumprimento de itinerários, previsão de atrasos, controle de velocidade e interagir no momento da operação com o motorista.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, explica a preocupação constante da secretaria em buscar boas práticas que tragam melhorias para Macaé. O sistema de monitoramento da frota, segundo Jorjão, permite um melhor controle do serviço prestado à população.

- Saber das ocorrências no momento em que elas estão acontecendo, sem duvida, garantirá mais qualidade, uma vez que será possível medirmos os resultados e obtermos indicadores que ampliem o alcance de nossa fiscalização, afirma.

A visita contou ainda com a presença de técnicos da secretaria de Mobilidade e do diretor da empresa 1001, que responde pela Rápido Macaense, Gustavo Rodrigues. Para Gustavo, a ferramenta traz benefícios não só para o poder público, como também para as concessionárias que terão um diagnóstico exato da operação. Ainda segundo ele o bom entendimento entre o município e as empresas, com a realização de reuniões constantes, tem trazido resultados positivos como reavaliação de linhas e itinerários de forma a cada vez mais prestar um bom atendimento.

Na oportunidade, o grupo foi recebido pelo presidente da empresa Salineira, Francisco Geraldo, que ressaltou o compromisso que as empresas que atuam no transporte devem ter com a satisfação do usuário que depende daquele transporte para se locomover. “Saber quais são as demandas e procurar formas eficientes de atendê-las é indispensável ao bom funcionamento de qualquer sistema. Fico feliz em saber que em Macaé existe essa preocupação”, revela.

De acordo com Jorjão Siqueira, a expectativa é que Macaé consiga iniciar o processo de funcionamento do sistema de monitoramento até março, uma vez que a frota da cidade já possui o GPS instalado. O objetivo, segundo ele é garantir ao usuário mais qualidade no transporte coletivo.