Tratamento homeopático é oferecido na rede pública municipal

27/05/2010 09:13:04 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Arquivo Secom - Robson Maia

Além de ser utilizado na prevenção da dengue e da influenza H1N1, Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas é disponibilizado para a população em três pontos da cidade

Em Macaé, desde 2007, a rede de saúde pública do município atua com a Homeopatia na prevenção da dengue e, agora também, na influenza H1N1. Esta informação todo mundo já sabe. Mas o que ainda não é conhecido pela população é que o Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas conta com cinco profissionais médicos para o atendimento ambulatorial em três pontos da cidade. Além da consulta, o usuário sai com receita gratuita para fazer o remédio em qualquer farmácia especializada.

O Programa inclui também a especialidade de Acupuntura, que atende no Centro de Especialidades Moacir Santos (Barracão). Já a Homeopatia conta com profissionais médicos no Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança (Nuamc), na Aroeira; no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Centro, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maringá, no Campo do Oeste. Tanto para a Acupuntura, como para a Homeopatia, é só ir direto na unidade e marcar a consulta.

Nestes três espaços de atendimento homeopático, o usuário tem a consulta e adquire o medicamento gratuitamente. O remédio homeopático é individualizado, isto significa que cada pessoa é prescrita diferentemente. O remédio homeopático também tem um custo mais em conta para a população em geral.

Já a Acupuntura, promove resultados positivos e é aconselhada para tratamentos de síndromes dolorosas, nevralgias, tensões musculares, hérnia de disco, distúrbios do sono, ansiedade e estresse. A coordenadora geral da Saúde Coletiva, Laila Aparecida Nunes, também ressalta os resultados positivos com o tratamento Homeopático:

- Ela ameniza os sintomas das doenças, em geral; não que impeça a pessoa de contrair uma doença, mas pode evitar, por exemplo, de chegar a uma dengue hemorrágica, pois contribui para fortalecer as defesas do organismo. E com relação aos problemas imunológicos, tem uma boa resposta também.

Homeopatia não é vacina, é tratamento complementar

O tratamento homeopático é uma terapia complementar que tem bom resultado nos casos de doenças alérgicas e respiratórias, como sinusite, bronquite, asma e também otites. Nos casos de doenças psicossomáticas, como depressão e síndrome do pânico, tem sido muito aconselhada. Laila, que é homeopata e pediatra, lembra que no caso de climatério e tensão pré-menstrual, a temida TPM, também surte positivos efeitos de tratamento.

A pediatra homeopática, Maria Luiza Zampieri, gerente do Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas, afirma que a adesão da população ao tratamento, em Macaé, é muito positiva: “Em períodos de epidemia, como agora, tanto para a dengue e, com a chegada do inverno, para o caso da H1N1, é indicado a administração do remédio homeopático uma vez por semana”. Ela ainda enfatiza: “Não deixe de tomar, pode ajudar em muito nos efeitos indesejados das doenças”.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, acrescenta que, em outras prefeituras que utilizam a Homeopatia como estratégia de saúde pública, como Belo Horizonte/MG, estudos comprovam a diminuição de encaminhamentos para especialistas da rede pública e também menos solicitações de exames especializados. Ela ainda lembra de Cuba e do tratamento homeopático desenvolvido naquele país:

- Em Cuba, estudos científicos comprovam a eficiência e a eficácia do tratamento Homeopático, bem como a grande economia que o sistema de saúde pública tem com menos internações e casos graves.

A inclusão da homeopatia na Rede Pública de Saúde é uma conquista e, a participação dos agentes comunitários de saúde (ACS), no Programa Municipal de Homeopatia para tratar a dengue e a H1N1, também é considerada uma grande vitória. Entre janeiro e março deste ano, na rede particular hospitalar de Macaé, foram notificados 76 casos de dengue, enquanto que no Hospital Público de Macaé (HPM) foram internadas 16 pessoas. A gerente do Programa, Maria Luiza, finaliza:

- O trabalho de Macaé está servindo como exemplo para vários municípios, mostrando a importância de se trabalhar a prevenção junto à assistência. É uma resposta muito positiva, significa que estamos conseguindo realizar um trabalho de qualidade e sério no município.

A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) continua com a Campanha de Homeopatia contra a dengue e contra a Influenza H1N1, utilizado como auxílio no controle dos sintomas. O medicamento está disponível em pontos estratégicos e nas unidades da rede municipal de saúde.


Homeopatia hoje

O Brasil “tem cerca de 15 mil médicos que fizeram curso de especialização em homeopatia", diz Ariovaldo Ribeiro Filho, presidente da Associação Paulista de Homeopatia. Na lista das cerca de 50 especialidades médicas, a homeopatia ocuparia o 16º posto em profissionais.

Há pesquisas no Brasil e no exterior que mostram a satisfação do paciente com a homeopatia - 70% a 80% deles dizem estar satisfeitos. Um seguimento de dois anos feito pelo médico Gil Moreira Neto, do Centro de Saúde Paula Souza, de São Paulo, mostrou que 70% apresentaram melhora depois de três consultas. A satisfação e os bons resultados são duas das razões que estão levando o serviço público a dar mais atenção à homeopatia.

Em Santos/SP, pesquisa com 27 pacientes com osteoporose mostrou que a homeopatia e o tratamento com droga de primeira linha chegaram ao mesmo resultado. O tratamento convencional custa seis vezes mais que o homeopata, diz a médica Selma Freire, coordenadora municipal do setor de homeopatia de Santos. Além de gastar menos com remédio, o fato de a homeopatia valorizar a escuta e a relação médico-paciente acaba exigindo menos exames, menos encaminhamentos a especialistas e reduz as idas ao médico.

A Homeopatia se desenvolveu desde a época do médico, químico e pesquisador germânico, Samuel Hahnemann (1755-1843).