Tudo pronto para 1ª edição do Projeto Nossas Frutas em Macaé

15/09/2010 11:18:18 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato

A Prefeitura de Macaé, por meio da Subsecretaria de Agricultura, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), realiza nesta quinta-feira (16), a Primeira edição do “Projeto Nossas Frutas”, em Macaé.

O evento acontece no Centro de Convenções de Macaé e tem início, a partir das 8h, com o objetivo de expandir a fruticultura no Estado do Rio de Janeiro pela transferência de tecnologias geradas pela Pesagro-Rio, utilizando como metodologia a instalação de Unidades Demonstrativas em quatro regiões do estado.

- O projeto surgiu para que nós, em parceria com outras entidades do estado e o apoio da secretaria municipal de agricultura, pudéssemos levar aos técnicos, em primeira mão, esse aprendizado e conscientização, por meio dessa reunião, disse o chefe de pesquisa das baixadas litorâneas, Haroldo Lara.

Os técnicos da Emater-Rio e das prefeituras receberão treinamento e atuarão como multiplicadores, possibilitando a realização de cursos e acompanhamento técnico aos produtores rurais interessados no plantio de fruteiras.

De início, as tecnologias que devem ser transferidas são para o cultivo do abacaxi, banana, citros e maracujá.

Fruticultura no Estado do Rio

A fruticultura é um dos segmentos de maior importância socioeconômica dentre as atividades agropecuárias do Estado do Rio de Janeiro pela própria característica de proporcionar trabalho e renda em pequenas propriedades representativas da agricultura familiar.

As diferentes regiões do Estado do Rio reúnem condições edafoclimáticas (condição de solo e clima) favoráveis à implantação e desenvolvimento da exploração frutícola diversificada e, considerando a forte demanda de consumo de frutas, o potencial de produção e comercialização é muito grande.

Segundo dados da Ceasa-RJ, o percentual de importação de frutas alcança índices superiores a 90%, com valores expressivos que são, anualmente, destinados a outras regiões de produção.

Programação da Reunião

8h – Inscrições e Café
9h – Abertura – Projeto “Nossas Frutas”
10h30 – Cultura da bananeira – Inovações tecnológicas - José Francisco Martinez Maldonado – Peasagro-Rio
11h – Cultura do abacaxizeiro – Inovações tecnológicas - Alcílio Vieira – Pesagro -Rio
11h30 – Cultura dos citros – Inovações tecnológicas - Jeronimo Graça – Pesagro-Rio
12h – Almoço
13h – Cultura do maracujazeiro – Inovações tecnológicas - José Francisco Martinez Maldonado – Pesagro-Rio
14h – Defesa Sanitária Vegetal – Legislação - Patrícia Diniz de Paula – DSV
14h – Produção de mudas – Critérios de qualidade - Cesare Antonio M. Pace – CitroRio/Faperj
15h – Lanche
15h30 – Comercialização de frutas na Região Norte Fluminense - Alberto de Souza Azevedo Junior – Emater-Rio
16h – Financiamentos para produção de frutas - Martinho Belo Costa Ferreira – Emater-Rio
Norton Naldi Filho – Frutificar
17h – Encerramento