UFRJ começa pesquisa sobre médicos do HPM

14/10/2008 15:54:48 - Jornalista: Leonardo Cosendey

Estudantes da faculdade de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no município começaram nesta segunda-feira (13) a fazer uma pesquisa com os médicos do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM). O objetivo do estudo, elaborado pela universidade, é conhecer os profissionais do município e como eles podem se relacionar com a instituição, que a está implantando o curso de Medicina em Macaé.

– Queremos traçar um perfil completo dos médicos na cidade, com informações quanto seu perfil econômico, formação e expectativas profissionais. Com isso, pretendemos criar um banco de dados que vai direcionar nossa proposta curricular, explica Maria da Conceição Zacharias, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Saúde e Sociedade (Lapess), vinculado à faculdade de Medicina.

Segundo ela, o objetivo principal desta pesquisa é dar autonomia ao curso em Macaé. “Não queremos simplesmente criar uma extensão do Rio, mas fazer um projeto adaptado à realidade local, para o qual temos total apoio da Funemac”, complementa ela, referindo-se ao convênio entre a UFRJ e a Fundação Educacional de Macaé para a implantação da faculdade de Medicina.

De acordo com o coordenador de informática da faculdade de Medicina, Thiago Mota, foram elaborados dois questionários para a pesquisa: um identificado, que deverá ser respondido por todos os médicos do município, e outro não identificado, sobre assuntos mais pessoais.

– Esperamos a adesão do maior número possível de médicos aos dois questionários. Começaremos pelo HPM, mas depois estenderemos a pesquisa a todas as unidades de saúde no município, conta Mota.