UFRJ oferece formação continuada para servidores da Secretraia de Saúde

09/11/2009 11:30:50 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Curso começou no último sábado

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Secretaria de Educação de Macaé, abriu no último sábado (7), na Cidade Universitária, o curso “O Sistema Único de Saúde e a Interface com a Atuação dos Profissionais no Saber/Fazer Cotidiano”. O projeto de extensão é voltado para profissionais de nível superior que atuam na Secretaria Municipal de Saúde e para estudantes universitários da área. Além da formação continuada, a iniciativa visa à melhoria do atendimento à população nos Postos de Saúde da Família.

O curso foi aberto com sessão solene que incluiu a Cerimônia da Lâmpada, símbolo do curso de Enfermagem. Foram abertas 160 vagas, das quais 140 reservadas para profissionais que trabalham com Estratégias de Saúde da Família. Serão quatro encontros, das 9h às 18h, onde serão discutidos, entre outros assuntos, as interfaces entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os modos de atuação dos profissionais de saúde nos diversos níveis e contextos de atenção à saúde no Brasil.
O curso será ministrado por professores da UFRJ/Macaé de Nutrição, de Medicina e de Enfermagem. Atualmente a cidade conta com 89 professores da instituição, em sua maioria com doutorado, especialmente concursados para o campus. Até o final deste ano serão 100 docentes com dedicação exclusiva aos cursos.
O presidente do Colegiado Provisório do Campus Macaé (UFRJ), Francisco Esteves, que fez um breve histórico da instituição em Macaé, disse que uma das principais metas da universidade é a publicação de trabalhos acadêmicos voltados para as demandas da comunidade e ressaltou a integração entre os cursos da área da Saúde. “A sociedade, hoje, nos demanda uma resposta integrada”, comentou.

A integração dos cursos de Macaé foi elogiada pela diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery e presidente da Associação Latinoamericana das Escolas de Enfermagem, Maria Antonieta Rubio Tyrrell. Ela disse que o município atende às exigências internacionais. “Essa foi uma grande conquista para UFRJ e um modelo em nível nacional e até internacional”, destacou. “Marilena Garcia tem sido grande aliada tanto aqui, quanto participando de nossas reuniões na Escola de Enfermagem no Rio”, frisou ainda a diretora referindo-se a vice-prefeita e secretária de Educação.

A Secretaria de Educação, através do diretor do Instituto de Administração e Políticas Públicas-IAPP, Robério Fernandes, salientou as ações do município para promoção da disseminação do conhecimento produzido nas universidades de forma a impactar na melhoria da vida da população. “A UFRJ é hoje um de nossos aliados”, declarou e ainda esclareceu “Não se trata de preparação para concurso. É investimento do município na qualificação do servidor”.

O coordenador de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Ivanildo Drummond, que abordou a reestruturação do órgão e o aumento de verba para o setor a partir do próximo ano, também elogiou o projeto “Com o curso, nossos profissionais não precisam mais sair do município para aprimorar seus conhecimentos”, observou.

Novo modelo

Os alunos dos cursos de Saúde da UFRJ, em grupos mistos, desde o primeiro período têm aulas teóricas e práticas nos postos de saúde. A coordenadora de Nutrição, que representava as demais coordenações da Saúde/UFRJ, Beatriz Ribeiro, considerou que já são observadas mudanças positivas em decorrência do novo modelo de ensino-aprendizagem. “Essas mudanças serão refletidas nos profissionais de saúde e na comunidade de amanhã”, avaliou.

- Hoje vivemos um momento histórico para Enfermagem, considerou a coordenadora de Enfermagem, Gláucia Valadares. Também integrou a mesa a coordenadora do Curso de Extensão, Gláucia Formozo. Ela e o professor Tadeu Lessa ministraram aulas após a cerimônia.

Além deste curso, foi aberto no sábado o curso “Português”, para profissionais da Saúde, elaborado pela Secretaria de Educação, com duas turmas com 110 vagas cada. Em outubro, a UFRJ abriu ainda o curso “O Sistema Único de Saúde e a Interface com a Atuação dos Profissionais de Saúde de Nível Médio”, também com duas turmas.