Unamama faz apresentação na Fiocruz

14/06/2010 10:33:15 - Jornalista: Pedro Morais

A União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) fará, nesta segunda-feira (14), uma apresentação sobre “Elaboração de Projetos Comunitários” na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A Unamama, após criteriosa seleção, foi contemplada com uma vaga para um curso de capacitação de Elaboração de Projetos Comunitários na Fiocruz durante um período de três meses.

A apresentação do projeto será feita pelo psicólogo Rildo Loureiro com a presença da coordenadora da Unamama, Sônia Cavour. “A partir deste momento vamos enfatizar nosso trabalho de estabelecer parcerias com empresas e instituições que viabilizem o crescimento de tão valioso trabalho realizado pela Unamama na Prevenção de Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama”, destacou Sônia.

Meta de atendimentos no primeiro semestre atingidas - A Unamama contabilizou, neste ano, mais de 800 atendimentos a pacientes em sua sede. Entre os serviços oferecidos ao público estão: serviço social, alongamento e respiração. Só em maio, foram 277 pessoas atendidas. O atendimento é gratuito e as pessoas passam por uma triagem com uma assistente social.

37 pacientes, coordenadas pelo fisioterapeuta Vilson Gonçalves, fizeram exercícios de “Reeducação Postural Global”, que é um moderno método de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo e indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio. No trabalho de acolhimento psicológico, 46 pacientes foram atendidas. Mamografias concedidas foram 13 e 36 mulheres tiveram suas mamas avalizadas. Oito mulheres fizeram massoterapia e sete realizaram ultrassonografias, além de quatro exames de punção de mama.

No mês de fevereiro, quando foram iniciados os trabalhos deste ano, a Unamama atendeu 87 pessoas. Já em março, foram 273 atendidas: 17 ultrasonografias e 16 mamografias foram concedidas e 51 mulheres tiveram suas mamas avaliadas, dentre outros atendimentos realizados. No geral, em abril foram constatados 246 atendimentos. Trinta e três pessoas receberam acolhimento psicológico, 43 mulheres passaram pelo setor de serviço social, além de 40 que tiveram suas mamas avaliadas pela ginecologista.

A instituição também realiza palestras em empresas públicas e privadas, além de entidades de caráter religioso, associações etc, levando para os locais o kit de trabalho, que é composto de camisa, colar da Vitória, laços rosas, DVD, folders e a mamamiga (modelo de mama de silicone didático). Durante a palestra é feita oficina sobre como fazer o auto-exame usando um modelo denominado mamamiga. Ela é uma mama estilizada de espuma, com cobertura de silicone, dividida em quatro quadrantes onde estão representadas as principais alterações possivelmente encontradas na mama, como nódulos, alterações do período menstrual e o próprio câncer de mama.

A Unamama funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Francisco Portela, 454, Centro, Macaé, das 9h às 18h.