Undime: Educação como a maior riqueza

13/11/2009 16:24:48 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Robson Maia

Fórum foi realizado esta semana em Macaé

A educação como principal veículo de desenvolvimento de uma sociedade foi ressaltada pela secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia no encerramento do 55º Fórum dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) no auditório do Hotel Royal, ocorrido nesta quinta-feira (12).

Marilena destacou a importância da integração dos educadores, a atuação da comunidade escolar e o comprometimento de seus representantes, reafirmando também seu compromisso ao lado do prefeito Riverton Mussi no aumento da qualidade de ensino em Macaé. “Firmamos uma aliança baseada na sinceridade, compromisso e respeito. E os resultados já podem ser percebidos”, completou.

A secretária se referiu as mudanças promovidas pela prefeitura na área do ensino e oferecidas por meio da Secretaria de Educação. A unificação da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio) e ensino superior, os cursos de capacitação para os servidores, as pós-graduações e fomento da criação dos conselhos escolares. “Políticas públicas integradas e realizadas em parceria com outros setores. Esse tem sido também o nosso diferencial”, disse Marilena.

A recente história do município proveniente da exploração do petróleo e seu crescimento acelerado foram mencionados por Marilena ao comentar sobre Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
- Proponho aos secretários dos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro que busquem parcerias e mantenham seus planejamentos focados na capacitação e qualificação de seus jovens. Vocês passarão pelos mesmos desafios que nosso município enfrenta e que nos últimos anos tem superado, alertou.

Os secretários participantes e a direção da Undime destacaram as iniciativas da Secretaria de Educação de Macaé em promover a democratização da rede de ensino e a diversidade dos cursos destinados à qualificação do servidor.

A secretária de Educação de Carapebus, Rogélia da Silva Rozendo disse que o município de Macaé mostrou o seu comprometimento com o servidor ao realizar em apenas um ano duas conferências da educação. “Quando se constata que o profissional da rede está sendo valorizado, ouvido e participante é um sinal de desenvolvimento de uma sociedade”, constatou.

Profissionais da Educação receberão capacitação em Gestão de Recursos

A gestão dos recursos públicos na educação municipal será tema de mais uma capacitação que a secretaria de educação oferecerá aos seus profissionais. A notícia foi dada pela secretária de educação e vice-prefeita Marilena Garcia durante o encontro. Ela acrescentou que a qualificação contribuirá para a democratização da comunidade escolar.

- Esse é mais um dos numerosos cursos que a Secretaria de Educação da prefeitura de Macaé nessa área. Democratizar a gestão escolar é uma das metas governo federal e que Macaé tem seguido à risca. Cada vez que nossos dirigentes e educadores ampliam suas qualificações, nossa rede municipal de ensino cresce em qualidade para nossos alunos, declarou.

A subsecretária de Educação na administração enviará nas próximas semanas um ofício, solicitando ao Tribunal de Contas da União (TCU) que ministra o curso, a elaboração da capacitação para a rede.

O palestrante Guilherme Pinto Albuquerque, que ministrou sobre o tema de legislação, os recursos e a fonte municipal na área da educação, disse que a falta de informação e capacitação dos gestores municipais é a principal barreira que dificulta o correto planejamento e aplicação dos recursos na educação.

- Anteriormente os professores e diretores de escolas estavam focados para toda a parte pedagógica do ensino. Com as políticas públicas voltadas paras as instituições, como o programa “Dinheiro Direto na Escola”, todos se viram envolvidos na necessidade de administrar esses orçamentos. Dessa forma, cursos como este, oferecidos pela UNDIME se fazem necessários em toda e qualquer Secretaria Municipal.

Recursos da Educação debatidos em três dias de Fórum da Undime

O evento, que reuniu em seus três dias de evento, secretários de educação de todo o estado do Rio de Janeiro, além de representações do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual debateu a correta gestão dos recursos públicos na educação municipal, o FUNDEB e a integração dos governos na implantação de políticas públicas nesse setor.

Albuquerque declarou que a capacitação nessa área deveria ser a principal qualificação do gestor municipal. “A maioria dos gestores estão na administração por razões políticas. Se ele não possuir uma formação em sua área ou conhecimento na secretaria na qual se encontra, nada mais correto que uma capacitação na área orçamentária” observou. Quanto à avaliação do município de Macaé ele percebeu o interesse dos educadores em conhecer mais sobre o curso.

Quem participou da oficina constatou a observação do palestrante da necessidade da capacitação. A secretária de educação Casemiro de Abreu, Maria Inês da Costa Medeiros disse a iniciativa da UNDIME aumenta a atuação do educador na comunidade escolar. “Por meio desse curso, podemos apontar nossas prioridades e a correta aplicação de nossos recursos”, completou Maria Inês.

Também durante o Fórum ocorreu a palestra sobre a composição e gerenciamento do FUNDEB. Ministrado por Rúbia Rosa Barros, Analista de Finanças e Controle do Núcleo de Ações de Prevenção da Controladoria Geral da União - Regional/RJ. Implantado em 2007 com o objetivo de substituir o Fundef, que só previa recursos para o ensino fundamental, os recursos do Fundo destinam-se agora a financiar a educação básica (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) e sua vigência segue até 2020.