Undime elogia capacitação de tutores da região pelo Programa Aluno Integrado

26/05/2010 19:41:21 - Jornalista: Douglas Fernandes

A iniciativa da Secretaria de Educação de Macaé em sediar o curso de formação para tutores do Programa Aluno Integrado foi elogiada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime). Realizado na última semana, na Cidade Universitária, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), o evento contou com a presença de educadores de nove municípios. A cidade foi escolhida em função do grande número de participantes do programa na região: 503 alunos inscritos.

Participaram da capacitação dezenove tutores do estado, um formador e equipe do NTM, além dos profissionais da rede. Entre os municípios participantes estiveram São Fidelis, Santo Antônio de Pádua, Itaboraí, Mesquita, Cabo Frio, Rio das Ostras, São Gonçalo, Friburgo e mais seis tutores de Macaé

O Aluno Integrado é um programa do Ministério da Educação, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância/MEC, em parceria com a Undime, Consed e Universidades Públicas,que entra agora na fase de formação dos tutores, onde Macaé estará representada por seis tutores selecionados pela Undime-RJ, responsáveis pela formação de quatro mil alunos da rede pública municipal do Estado do Rio de Janeiro inscritos no programa.

O coordenador do NTM de Macaé, professor Alex Sanders Bogado, ressalta que a seleção feita pela Undime dos seis tutores de Macaé, foi muito criteriosa e que os escolhidos para atuar neste programa são professores dos laboratórios de informática da rede de ensino, que possuem grande experiência em tecnologia educacional e inclusive pós-graduação na área.

O programa tem como proposta a Qualificação de Alunos da Rede Pública em Tecnologia Digital. O curso visa também à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a monitorar diversos ambientes informatizados, auxiliando outros alunos, professores, gestores e a comunidade, no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem e cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.

O curso é oferecido para alunos a partir do nono ano, com carga horária de 180 horas (cinco meses), dividido em quatro módulos. Por meio de uma plataforma desenvolvida especialmente para o aprendizado de informática à distância, os jovens aprendem sobre educação à distância e história da informática. Os participantes também têm aulas de hardware (equipamentos), manutenção de computadores e sistemas operacionais.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita do município, Marilena Garcia, o Aluno Integrado tem como objetivo promover oportunidades de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes, possibilitando ainda que as escolas agreguem esses conhecimentos e mobilizem seus integrantes a fim de intensificar o uso do laboratório de informática e, assim, a inclusão dessa escola na sociedade em rede.

Os conteúdos programáticos estão distribuídos nos seguintes módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais, Manutenção de Computadores e Aplicativos. Com o programa, os alunos se tornam parceiros do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas, como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios.

O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de professores para o uso das TICs nas escolas e oferta de conteúdos educacionais.

Segundo Demerval Bruzzi, diretor de produção de conteúdo e formação da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC, a iniciativa funciona como uma estratégia para reduzir a evasão escolar, pois aumenta a autoestima do aluno, a interação com o professor e ainda dá oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.