Unidade de Córrego do Ouro promove caminhada dos oito anos de fisioterapia do PSF

26/06/2009 14:42:10 - Jornalista: José Vieira

Foto: Divulgação

Caminhada foi realizada nesta sexta-feira

Profissionais e pacientes do Programa Saúde de Família (PSF) da prefeitura de Macaé participaram nesta sexta-feira (26) da caminhada em comemoração aos oito anos de implantação do serviço de fisioterapia no programa, no distrito de Córrego do Ouro, região serrana do município. O objetivo foi mostrar à comunidade a importância da fisioterapia na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

As fisioterapeutas de Córrego do Ouro, Glicério, Trapiche e Frade lideraram os grupos de terceira idade na caminhada. A ação envolveu toda a comunidade local para divulgar as metas de atuação - trabalhar em equipe; na saúde materno infantil; na saúde do idoso; na prevenção da invalidez; na educação em saúde; no atendimento dos acamados e pacientes restritos; em atividades de grupos (gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos, adolescentes, crianças e correção postural) e na orientação da saúde em geral.

O administrador da Unidade Mista de Córrego do Ouro, Robson Peccioli de Queiroz, informa que seu objetivo agora é trazer novas especialidades para fortalecer a unidade, incluindo ginecologista, a principal demanda da comunidade. E para desafogar o HPM e o Hospital da Serra está também reivindicando a ampliação do Politrauma, dando assim independência física da Emergência 24 horas, separando-a do PSF.

Hoje, a Unidade Mista de Córrego do Ouro com mais de cinco mil pessoas cadastradas, realiza cerca de oito mil atendimentos por mês, compreendendo a Unidade Básica de Saúde, que inclui o Plantão 24 Horas, pediatra, clínico geral, enfermeiro e técnicos de enfermagem, atendimento odontológico e a remoção por ambulância. O PSF atende com o médico de família, fisioterapia, preventivo, enfermagem, agente comunitário e conta com uma kombi para transporte da equipe.