Universitários promovem campanha contra a auto medicação

28/05/2009 14:27:57 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

Campanha foi realizada no calçadão

Estudantes que cursam o curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária de Macaé realizaram nesta quinta-feira (27), no centro da cidade, a 11ª Campanha Nacional Pelo Uso Correto de Medicamentos. O evento aconteceu no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, e teve como objetivo alertar à população quanto aos riscos do uso indevido de medicamentos e conscientizar sobre a importância do profissional farmacêutico. O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A cada ano, estudantes de Farmácia, de diferentes regiões brasileiras, vão às ruas, praças, escolas e hospitais para alertar a população quanto aos riscos desse procedimento. Cerca de 40 alunos orientaram e tiraram as dúvidas dos macaenses. Os estudantes elaboraram um folder, de fácil compreensão, que foi distribuído durante toda a manhã. No material, o cidadão obteve informações sobre importância da assistência farmacêutica como um direito à saúde e do acesso ao uso correto de medicamentos.

Para a coordenadora Cristiane Teixeira, a iniciativa da universidade é de grande importância para a iniciação profissional do universitário. "Em muito pouco tempo, os alunos serão futuros profissionais farmacêuticos que estarão atuando em vários pontos dessa cadeia que envolve o medicamento, como a indústria, a farmácia", explicou.

A dona de casa Marília de Souza Gonçalves, 55 anos, ficou preocupada com o alerta dos estudantes quanto à auto medicação. “Não sabia que existiam tantos riscos por trás disso. Pra mim, um comprimido para dor de cabeça, por contra própria, não me faria mal algum. Acho que esse trabalho de conscientização é necessário para a população”, destacou.

A auto medicação é perigosa não só com medicamentos que necessitam de prescrição médica, como também nos medicamentos de venda livre. Tomados em conjunto com outros, podem ser extremamente prejudiciais à saúde, podendo causar risco de morte ao indivíduo. Os medicamentos isentos de prescrição médica, aparentemente inofensivos, quando ingeridos com outro fármaco, podem interferir sobre a ação do outro medicamento chegando a causar, dependendo do quadro, derrame, hemorragia, convulsão, hipoglicemia, entre outros danos ao paciente.

Na dinâmica de abordagem programada para o evento, os estudantes não só distribuíram o material informativo da campanha, como puderam identificar quais os principais equívocos cometidos pela população no que diz respeito ao uso dos medicamentos. Automedicação, leitura da bula, verificação do prazo de validade, o respeito aos horários dos medicamentos e ao tempo de uso para o tratamento completo foram algumas das abordagens que os universitários utilizaram com a população.

No final, eles avaliaram a atividade como produtiva, uma vez que o contato com a população serviu de exemplo para as dúvidas que terão contato em suas profissões. “Tivemos uma oportunidade de saber o motivo que levam as pessoas a praticarem o auto medicamento e a dificuldade com que a informação é levada as pessoas”, disse um dos universitários. Ele acredita que se cada aluno conseguiu conscientizar pelo menos uma pessoa, o trabalho já valeu a pena.