Usuários do CRD participam de folia pré-carnavalesca

31/01/2008 13:55:19 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Embalados pelas antigas marchinhas de carnaval, os usuários do Centro de Referência ao Diabético (CRD) da secretaria Especial de Saúde participaram nesta quinta-feira (31) da 6ª Folia Atitude Saúde, com caminhada e alongamento. O evento, além de ser uma festa pré-carnavalesca, também é um incentivo para a prática de hábitos saudáveis.

Após a caminhada, todos cantaram e dançaram numa folia contagiante. A aposentada Gilda Ferreira, 70 anos e há seis anos participando do evento do CRD, elogia a iniciativa da equipe. “Este é mais um momento de descontração e confraternização dos pacientes e todos os profissionais do centro”, contou.

A aposentada, que há mais de 20 anos descobriu que estava com diabetes, disse que encontrou no CRD o equilíbrio para manter sua doença controlada. “Sempre fiz acompanhamento médico e tomava os meus remédios como recomendado, mas depois que passei a participar das atividades promovidas pelo CRD a minha vida mudou. O atendimento aqui é completo com diversos profissionais. Além disso, faço caminhada regularmente e participo das aulas de artesanato”, frisou.

A gerente do CRD, a assistente social Beth Gavazzi, lembra que o programa realiza atividades alusivas as datas festivas, mas sempre com o intuito de orientar os usuários e a população para uma mudança de hábito.

- Durante todo ano realizamos um trabalho de estímulo à prática de exercícios físicos, visando o combate ao sedentarismo com o objetivo de contribuir para o controle de diversas doenças como a hipertensão e o diabetes. Além disso, fazemos a promoção de hábitos alimentares saudáveis, através do Projeto Cozinha Feliz, ressaltou.

O CRD conta com uma equipe multiprofissional composta por endocrinologistas, nutricionista, assistente social, fisioterapeutas, psicólogas e podóloga. Atualmente o CRD possui mais de 1500 cadastrados, sendo que na rede municipal de Saúde existem aproximadamente sete mil pacientes diabéticos cadastrados.