Vacinação contra a gripe H1N1 agora para crianças de 2 a 5 anos

24/05/2010 12:15:50 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Ana Chaffin

Além das crianças, adultos entre 30 e 39 anos podem se vacinar até o dia 2

As pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram e crianças de dois a menores de cinco anos devem se vacinar contra a gripe H1N1 ate dia 02 de junho, segundo nova determinação do Governo Federal. A vacinação de outros grupos, incluindo idosos, também continua até esta data, em Macaé.

A partir desta segunda-feira (24), os pais já podem levar os filhos a um dos 34 postos de saúde do município para se vacinar contra a H1N1. A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Claudia Campanati, lembra que é fundamental que as pessoas se vacinem no Posto de Saúde mais próximo de sua casa, não sobrecarregando, por exemplo, o Jorge Caldas, no Centro da cidade:

- As pessoas têm vindo se imunizar contra a H1N1 aqui no Posto de Saúde Jorge Caldas, o que tem causado filas enormes, enquanto no posto próximo de sua casa a pessoa seria atendida mais rápido, avisa.
Crianças tomam duas doses

A vacina, para as crianças, é tomada em duas meias doses. Uma inicial e outra 21 dias depois da primeira. Portanto, os pais devem ficar atentos, pois as crianças terão que ir duas vezes ao posto de saúde.

Outros grupos – A campanha de vacinação para pessoas de 30 a 39 anos e gestantes ainda continua também até 2 de junho. O Ministério da Saúde recomenda que os municípios vacinem os grupos que ainda não atingiram a meta de 80% (doentes crônicos e adultos de 20 a 29 anos). Isso vale também para a vacina contra a gripe comum destinada aos idosos.

A campanha até agora, em todo o país, imunizou 61 milhões de pessoas, o que corresponde a 70% do público que é considerado de risco para a gripe. A vacinação da gripe H1N1 praticamente atingiu, em apenas dois meses, a cobertura da maior campanha de vacinação realizada até então no Brasil, contra a rubéola (2008), que teve duração de seis meses.