Vacinação contra gripe para idosos começa neste sábado

20/04/2009 16:01:37 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Campanha terá 46 postos fixos e volantes de atendimento

Com o slogan “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe terá início no próximo sábado (25). Para atender a população idosa do município, a Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde, irá disponibilizar 46 postos fixos e volantes de 8h às 17h.

A campanha é destinada aos homens e mulheres com mais de 60 anos. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso lembra que a vacina é gratuita e estará disponível nas unidades de saúde de diversos bairros e dos distritos da região serrana. “Neste ano, a meta da campanha é vacinar 9,3 mil idosos, o que representa 80% da população com mais de 60 anos no município”, disse.

O secretário alerta ainda para a importância da participação de todos os idosos nesta campanha. “A gripe pode até levar o idoso à morte. A vacinação é a maneira mais eficaz de reduzir esse risco", afirma.

Desde a criação da campanha em 1999, Macaé sempre manteve uma cobertura vacinal acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 80%. Nos últimos anos, o número de idosos vacinados passou de 100%.

A gerente do programa de Imunização, a enfermeira Cláudia Campanati, acrescenta que além dos postos, no período da campanha, que irá até o dia 8 de maio, haverá uma equipe de vacinadores para atender nos asilos e acamados.“Os responsáveis ou cuidadores dos idosos acamados podem agendar a visita do vacinador na sala de vacinação do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas (no centro) ou na unidade de saúde mais próxima”, disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em duas décadas, o Brasil será o 6º país do mundo em população de idosos, vez que, à semelhança de outros países, está passando por um processo de envelhecimento rápido e intenso, o que requer políticas públicas específicas que garantam um envelhecer saudável.

Durante a campanha de vacinação contra a gripe para idosos, a secretaria de Saúde irá disponibilizar o medicamento homeopático contra a dengue. Ao contrário da vacina contra a gripe, o medicamento homeopático não imuniza, é um auxílio para amenização da febre, das dores no corpo e a diminuição dos riscos de complicações da dengue.