Vai começar a oficina de comunicação para idosos

19/03/2009 11:31:37 - Jornalista: Lourdes Acosta

Prossegue na Subsecretaria do Idoso, ligada à Secretaria de Assistência Social, as inscrições para as oficinas de comunicação. Trata-se do projeto “A boa comunicação da melhor idade”, que será realizado todas as terças, quartas e sextas-feiras, com o objetivo de dar à população idosa de Macaé, a oportunidade de se sentir útil, participativa e sair do isolamento.

Segundo a subsecretária Cátia Crespo, o entrosamento social é muito importante para manter a auto-estima elevada do idoso. Além disso, o projeto que será realizado em caráter permanente “visa minimizar as dificuldades de comunicação e memória, contribuindo para o ajustamento psicosocial-emocional das pessoas acima de 60 anos de idade”.

Para participar é só se dirigir à Rua Francisco Portela, nº 144, no centro (em frente ao INSS) e se inscrever. Os cursos começam assim que tiver uma turma formada.

As oficinas serão divididas em três módulos: Memória, Leitura e Escrita e Programa de Habilidades Comunicativas. Todas elas evidenciam a importância da estimulação e manutenção da independência comunicativa oral e escrita dos idosos. Outro propósito é contribuir para minimizar os comprometimentos biopsicosociais decorrentes do processo de envelhecimento e maximizar a potencialidade da dinâmica comunicativa dos idosos.

- Neste projeto os idosos desenvolverão ações reflexivas sobre a linguagem por meio de práticas que buscam resgatar a funcionalidade da comunicação, disse Cátia.

Dinâmica comunicativa - Com o envelhecimento é freqüente no idoso o desenvolvimento de distúrbios da comunicação em conseqüência da redução dos níveis de consciência, atenção seletiva, função sensorial e motora, memória, raciocínio, resolução de problemas e uso limitado da linguagem oral e escrita. Por isso, a fonoaudiologia da subsecretaria utilizará uma dinâmica comunicativa decorrente da interação e da apropriação da experiência social.