Valorização da Educação é discutida na abertura do Fórum Municipal

26/10/2011 16:36:03 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Luiz Bispo

A cerimônia de abertura contou com a participação da vice-prefeita Marilena Garcia, do Secretário de Educação, Guto Garcia, além a coordenadora do Fórum Permanente, Julia Abreu

Teve início nesta quarta-feira (26), pela manhã, no auditório da Cidade Universitária, o Fórum municipal de Educação. A programação se estende até esta quinta-feira (27), com palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos. A cerimônia de abertura contou com a participação da vice-prefeita Marilena Garcia, do Secretário de Educação, Guto Garcia, além a coordenadora do Fórum Permanente, Julia Abreu.

A abertura foi marcada por falas que ressaltaram a valorização da Educação no município. O Secretário de Educação, Guto Garcia, que também é professor, enfatizou todas as medidas que têm sido tomadas para a valorização da Educação no município.

“Quando assumi a secretaria tive como foco a valorização do professor. Para isso, na minha primeira semana, montei a coordenação do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) e coloquei a frente um dos professores mais respeitados de Macaé, que é o professor José Augusto. A partir daí iniciamos os trabalhos de revisão do plano. Realizamos as discussões nas escolas, que elegeram representantes para as discussões de pólo. Além disso, também ouvimos os funcionários da Secretaria sobre o assunto, e dos documentos gerados, formulamos um único que foi discutido pela comissão do PCCV”, disse.

O secretário ressaltou ainda que, no próximo ano, será a vez do aluno ser valorizado. “Vamos aumentar o numero de horas que o aluno passa na escola de quatro para cinco horas. Do 1º ao 5º ano vamos aumentar a carga horária para cinco horas de aula todos os dias, já que nas quatro horas atuais, descontando-se o tempo recreio, os minutos da entrada e da saída, a criança fica aproximadamente três horas na escola. Com isso, vamos incluir a Educação Física e Artes/Música na grade curricular. No 1º ano, nossa intenção é colocar um professor de leitura e escrita para melhorar o desempenho dos alunos. E do 2º ao 5º ano um professor de Inglês. Trata-se de uma mudança que, inicialmente faremos em algumas escolas piloto”.

Por ser Macaé uma cidade em que o mercado de trabalho exige o conhecimento de outros idiomas além do inglês, um dos principais projetos pedagógicos para alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade é a implantação das aulas de Língua Espanhola na grade curricular. Os estudantes destas séries também passarão a ficar mais tempo em sala de aula:

- Vamos inserir o espanhol do 6º ao 9º ano de maneira gradativa, iniciando-se pelo 6º ano, depois 6º e 7º, até que esteja implantado do 6º ao 9º ano. Além disso, outro objetivo no 6º ao 9º ano é aumentar a carga horária para cinco horas. Algumas escolas participarão ainda do projeto piloto de carga horária de seis horas diárias. Todas as matérias que possuem dois tempos passarão a ter três para aumentar a permanência do aluno na escola. Ainda vamos criar uma disciplina de aprofundamento para aqueles alunos que estão com dificuldades, já que do 6º ao 9º ano o índice de reprovação é maior.

Professoras são homenageadas – Durante a abertura foi realizada uma homenagem às professoras Ana Maria Rosa, que teve papel fundamental na criação da rede municipal de ensino, e a professora Neuza Bahú, por sua contribuição na educação de Macaé, através do compartilhamento de conhecimentos com os professores da cidade.

- Foi na educação que passei toda a minha vida, e agradeço a lembrança. Se fiz algo em prol da educação foi trabalhando com os professores. Em 85, quando entrei na rede estadual, tomei um susto com a quantidade de crianças que estava há quatro anos na segunda série sem saber ler. Ainda hoje, minha preocupação são as séries iniciais - disse, agradecendo.

Em seguida, iniciou a palestra da professora Larissa Frossar, com o tema “Qualidade da educação: avaliação, indicadores e metas”. A programação seguiu com a palestra “Educação pública com qualidade social”, da PhD em Educação, Ana Canen, e mesas redondas com os temas: “Qualidade no desenvolvimento de processos educacionais e oportunidade de aprendizagem (Francisco Carlos Gomes); “Políticas de Formação continuada” (Cynthia Freire) e “Função social da escola na diversidade” (Ana Canen).

No dia 27, o Fórum continua, a partir das 8h30, com a divisão dos participantes nos eixos temáticos: “Qualidade dos processos educacionais e oportunidade de aprendizagem”; “Políticas de Formação Continuada” e “Função Social da Escola na diversidade”. Após a pausa do almoço, às 13h45, será realizada a apresentação das proposições de grupo.