Verão com Ciência: curso de especialização para professores de saúde

14/01/2010 15:34:36 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira (13) o curso de Formação Pedagógica para professores. A especialização está sendo coordenada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por meio do Projeto “Verão com Ciência”, e tem como objetivo preparar os professores da área de saúde para o novo modelo pedagógico que está sendo implantado no campus da universidade no município.

O objetivo é treinar os professores de Nutrição, Enfermagem e Medicina para que trabalhem de forma integrada. “A idéia é que os professores de cada uma dessas graduações saiam com conhecimentos básicos das outras áreas”, disse o presidente do colegiado de graduação do Campus Macaé, da UFRJ, Francisco Esteves.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o curso representa a ampliação de oferta de qualificação para os profissionais de educação.

- Em muitos casos o profissional de educação recebe sua formação de maneira compartimentada, e em seguida apresentado a outro modelo de trabalho. Este curso nos ajudará a entender melhor a nova metodologia pedagógica e nos ajudará a tirar duvidas, nos colocando para praticar os conhecimentos obtidos em nossa especialização, avaliou.

A especialização, que está sendo ministrada por três professoras do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes/UFRJ), e uma da Faculdade de Medicina, deverá se estender pelos meses de janeiro, fevereiro e março, com 67 horas presenciais e 113 horas virtuais.

- O curso em Macaé tem uma proposta metodológica própria, baseada na problematização da realidade. Reconhecemos que os professores não são formados para trabalhar com esse novo modelo, então estamos preparando-os, explicou Victoria Brant, coordenadora do Laboratório de Currículo e ensino do NUTES.

A formação será dividida em eixos de trabalho que terão como temas trabalho docente, educação strictu sensu, Saúde (conceitos e princípios), Ensino, Aprendizagem e Avaliação. Durante as aulas, os alunos/professores, serão estimulados a vivenciar técnicas pedagógicas, entre elas: aulas expositivas, seminários, aulas de vídeo, aulas com PowerPoint, dramatização e exposição.

Para a professora de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Angelica Nakamura, a expectativa em relação ao curso é grande. “Há um mês cheguei à cidade e em todas as reuniões mencionam a importância deste curso. Espero poder aprender muito”. A professora Karla Coelho concordou. “Achei interessante a discussão da integração das graduações. O trabalho em equipe enriquece muito. Minha expectativa em relação esse curso, além de conhecer novas pessoas e novas equipes, é aprender muito”, comentou.
Esta é a segunda edição do curso. A primeira foi oferecida no Rio de Janeiro, em 2008, para os primeiros professores a integrarem a equipe da UFRJ no Campus Macaé.