Verão com Ciências: mais de 600 inscritos na Cidade Universitária

12/01/2010 10:22:14 - Jornalista: Andréa Lisboa e Clinton Davisson

Foto: Divulgação

Abertura aconteceu nesta segunda-feira

Com mais de 600 inscritos, começou na tarde desta segunda-feira (11), o projeto “Verão com Ciências”, promovido pela Secretaria de Educação de Macaé e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). São mais de 40 atividades gratuitas oferecidas, como minicursos, oficinas, palestras e passeios ecológicos até o dia 12 de fevereiro. As inscrições foram prorrogadas até a data de início de cada atividade, e por esse motivo, a comissão organizadora do programa prevê a participação de cerca de mil pessoas.

A palestra de abertura, ocorrida na tarde desta segunda, teve como tema “Pensando e Repensando o Campus UFRJ/Macaé” e foi ministrada pelos professores Vicente Nepomuceno, do Núcleo de Solidariedade Técnica-Soltec/UFRJ, e Francisco Esteves, presidente do Colegiado Provisório do Campus Macaé-UFRJ. A palestra contou também com a presença da pró-reitora de Extensão da UFRJ, Laura Tavares.

Professores e alunos universitários, gestores e funcionários da Secretaria de Educação, formaram a maior parte da platéia da palestra. Em seguida, os participantes se dividiram em grupos para debates. A pesquisa foi realizada no início do processo de interiorização da universidade, entre janeiro de julho de 2009. “A gente tem tudo para executar um projeto inovador aqui”, concluiu o palestrante Vicente Nepomuceno.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, esteve envolvida diretamente com o projeto e informou que a população precisa do conhecimento acadêmico e poderá colaborar para a reconstrução do modelo de ensino e de pesquisa que a parceria da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação com a UFRJ, propõe para Macaé. A Secretaria busca integrar o conhecimento produzido no ensino superior às políticas públicas municipais.

- Para isso temos desenvolvido, entre outras, quatro ações de trabalho que irão se consolidar a partir deste ano: O Núcleo de Direitos Humanos, o Observatório de Políticas Públicas, o Núcleo de Desenvolvimento Local e o Centro de Memórias de Políticas Públicas, explicou Marilena.

O Núcleo de Direitos Humanos organiza cursos de pós-graduação com esse tema. Esses cursos contam com a participação de alunos de cinco municípios circunvizinhos, que já elaboram seus planos de ação buscando promover intervenções por meio de suas instituições. “Qualificando gestores e servidores para geração de estratégias de ações públicas, buscamos melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou Marilena.

O Observatório de Políticas Públicas é uma das metas para 2010. Ele tem como objetivo estudos que venham a contribuir com a construção de políticas municipais. Já o Núcleo de Desenvolvimento local visa elaborar estratégias para a diversificação da economia local e regional, tratando de temas como a pesca, o turismo, entre outros. O Centro de Memórias de Políticas Públicas será criado para fazer um resgate histórico da contribuição de políticas públicas para a sociedade, para que sirvam de base para projeções futuras.

A pró-reitora de Extensão da UFRJ, Laura Tavares, que ressaltou a dificuldade em se formalizar mudanças na tradicional universidade, como, por exemplo, quanto ao acesso, apontou para a importância dos cursos de extensão e para a singularidade do processo de interiorização da instituição em Macaé. “Aqui temos uma agenda pública colocada claramente para universidade e estamos convidados a participar de forma integrada e crítica”, disse.

O professor Francisco Esteves destacou a necessidade de mudanças ousadas para atender às necessidades contemporâneas e considerou Macaé “o espaço adequado e oportuno para isso”. Ele completou “As únicas coisas constantes no campus Macaé são os processos de mudança”. Para o professor, esse processo engloba uma discussão com olhares diversificados que incluem os de gestores da Educação. “Quanto mais heterogênea, mais estável a universidade”, frisou.

A programação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Funemac www.funemac.edu.br e podem ser encaminhadas para os e-mails seciapp@funemac.edu.br e cristeixeira@ufrj.br até a data de início de cada atividade. As informações sobre a disponibilidade de vagas estão sendo prestadas pelos telefones: 2796-2500 e 2796-2529. A reserva de vagas também pode ser feita no terceiro andar do prédio da Funemac, na rua Aluísio da Silva Gomes (Linha Verde), 50, Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros, das 9h às 17h.

Secretária e Subsecretários inscritos nos cursos do ”Verão com Ciência”

A mobilização da comunidade escolar para cursos de verão está abrangendo, além de professores e alunos do município, seus administradores. Também a secretária e vice- prefeita Marilena Garcia e os subsecretários de Educação participam dos cursos de qualificação e de especialização dos profissionais da rede de ensino que passam por todos os níveis.

Para o subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Grey, o projeto é uma oportunidade para aprimorar o próprio trabalho. “A maioria dos cursos está inteiramente ligada a minha prática profissional que é a educação. São importantes para melhor capacitação”, destacou.

Segundo Marilena Garcia, a capacitação dos profissionais da rede, incluindo os subsecretários, é fundamental para atingir as metas de melhoria na educação no município. “Não há como se pensar em educação neste município sem passar pelo desejo de aprimoramento daqueles que estão na linha de frente desse desafio que é melhorar o ensino em Macaé. Se o secretário ou subsecretário, ou qualquer gestor público, coloca como meta a busca contínua da capacitação, ele está no caminho certo”, afirmou.

A capacitação profissional foi uma das metas propostas e atingidas pela Secretaria de Educação em 2009. Mais de três mil profissionais participaram de cursos oferecidos pelo setor, que ampliará a oferta de vagas para este ano. “Aumentamos em nossa rede o número de cursos de capacitação, que conseguiu atingir toda a comunidade escolar. Essa é a melhor forma de construirmos uma educação de excelência para nossos alunos: investindo em cada funcionário que compõe a comunidade escolar", completou Marilena.