Verônica Medeiros conquista ouro no Arnold Classic South America

17/04/2023 18:07:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Divulgação

Atleta do Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé já está classificada para o Campeonato Brasileiro de Sambo

A atleta do Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé, Verônica Medeiros, foi campeã no Arnold Classic South America neste final de semana em duas modalidades na arte marcial chamada Sambo. Verônica é patrocinada pelo Bolsa Atleta no esporte Kickboxing e fez questão de elevar a bandeira de Macaé no topo também no Sambo.

Verônica conquistou duas medalhas de ouro nas modalidades Combat e Esportivo, garantindo duas vagas para o panamericano, que será na República Dominicana. Antes, ela participa do Campeonato Brasileiro. A atleta é federada à Federação de Sambo do Estado do Rio de Janeiro (Faserj) e associada à ROFC.

"No sábado, em São Paulo, muitos perguntaram de onde eu era e fiz questão de elevar a bandeira de Macaé neste evento que é para o Brasil todo", pontuou Verônica, que no Kickboxing conquistou no mês passado cinco medalhas de ouro nas categorias Kick light, Light contact, Musical forms, Creative forms e Point fight. A atleta foi líder nas categorias durante a 7ª Taça Guanabara de Kickboxing.

"Em breve estarei na República Dominicana representando Macaé e o Brasil nessa modalidade", comemorou a campeã, que também é a primeira instrutora feminina de Sambo no Estado do Rio de Janeiro e treinada pelo mestre Valmir da Silva, referência mundial tanto no Sambo como no Kickboxing.

Para o Secretário de Esporte, Marvel Mailet, é uma alegria ver uma atleta de Macaé subindo no mais alto lugar do pódio. "Vamos continuar apoiando e incentivando todas as modalidades esportivas, porque além dos nossos campeões levarem o nome de Macaé para o Brasil e para o mundo, eles viram uma referência para crianças e jovens a entrar no mundo do esporte", comentou.

O Sambo é um esporte de combate desenvolvido e usado pelo Exército Vermelho soviético no início da década de 1920 para melhorar suas habilidades de combate mão-a-mão. O esporte é semelhante em muitos aspectos ao judô e ao jiu jitsu, mas também incorpora diferentes tipos de luta livre e vários sistemas de autodefesa.

O nome "Sambo" deriva da sigla russa SAMozashchita Bez Oruzhiya, que significa literalmente "autodefesa sem armas". Já o Arnold Classic South America é o maior encontro multiesportivo da América do Sul e foi realizado em São Paulo reunindo diferentes modalidades. O evento é uma feira de nutrição esportiva criada por Arnold Schwarzenegger e teve 11 mil atletas inscritos.