Vice-prefeita abre ano letivo na Cidade Universitária

02/03/2010 19:04:20 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Vice-prefeita e secretária de Educação abriu oficialmente o ano letivo na Cidade Universitária

A vice-prefeita e Secretária de Educação, Marilena Garcia, abriu oficialmente na tarde desta terça-feira (2) o ano letivo na Cidade Universitária. Estiveram presentes ao evento de boas-vindas estudantes da primeira turma do Colégio de Aplicação (CAp), uma das metas da Secretaria para 2010, já cumprida. Durante o encontro, a vice-prefeita convocou os estudantes a aderirem ao ato público que acontecerá nesta quinta-feira (4), às 16h, na Câmara Municipal, a favor dos royalties do petróleo.

A vice-prefeita esclareceu que a manifestação contra a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB/RS), que será votada dia 10 de março, na Câmara dos Deputados, não tem como objetivo a promoção dos gestores municipais, mas sim a defesa de Macaé.

- Este é um movimento dos treze municípios da Bacia Petrolífera de Campos que serão seriamente prejudicados caso essa emenda seja aprovada. É um apelo dos que vivem neste município que teve um sacrifício histórico muito grande e não pode ficar sem esta indenização, disse.

Marilena alerta para a redução de cerca de 40% do orçamento do município, o que afetará os investimentos do setor público, com consequências para todos os demais setores da sociedade. Na área da Educação, ela destacou a aplicação de recursos na manutenção da Cidade Universitária, por meio da Fundação Educacional de Macaé, integrada à gestão da Secretaria de Educação desde 2005.

Ela salientou o investimento na formação e qualificação de três mil servidores municipais no ano passado, o que repercute em benefícios para toda a sociedade. Salientou ainda a criação do Colégio de Aplicação da Faculdade Pública Municipal, a FeMASS, que tem como objetivo ser a ponte entre os alunos das redes públicas de ensino e os cursos de nível superior de Macaé ou do país. “O CAp será o exemplo para que a rede possa se aprimorar cada vez mais”, declarou Marilena.

Prevenção

Durante a palestra, Marilena Garcia, que reassumiu suas atividades públicas na segunda-feira, 1, após licença de vinte dias para tratamento de um câncer de mama, chamou a atenção da plateia para a importância do autoexame da mama para a prevenção da doença. Folhetos explicativos da União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama-Macaé), fundada no município há cinco anos por ela, foram distribuídos ao público, que também adquiriu as fitas cor-de-rosa, símbolo da campanha preventiva.

Calendário

Em 22 de fevereiro, começaram as aulas dos alunos da FeMASS e do CAp. Nesta segunda (1º ), os veteranos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da UFRJ iniciaram o ano letivo e na próxima, dia 8, serão os alunos da UFF. As aulas dos veteranos dos cursos de Biologia, Química e Farmácia da UFRJ terão início dia 22 e do dia 29 ao 31 acontece a recepção aos calouros dos seis cursos da UFRJ.

Na programação do “Trote Solidário” estão doação de sangue e de medula, panfletagens educativas, doação de alimentos e plantação de mudas, numa campanha contra a violência.