Vigilância Sanitária alerta para cuidados ao comprar pescados

06/04/2009 11:39:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Antes de comprar frutos do mar ou peixes, é preciso observar o aspecto do produto e o local de venda

Com a chegada da Semana Santa, aumenta o consumo de peixes e chocolates na dieta dos brasileiros. Para não ter nenhum problema de saúde, decorrente dessa mudança de hábito alimentar, a secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), por meio da coordenação de Vigilância Sanitária alerta que o consumidor deve tomar alguns cuidados, desde o momento da compra, até o preparo desses alimentos.

O coordenador de Vigilância Sanitária, Leandro Luiz Costa ressalta que antes de comprar frutos do mar ou peixes, é preciso observar o aspecto do produto e o local de venda.

- Para escolher o estabelecimento utilize como critério a limpeza e organização do ambiente e a higiene dos atendentes. Verifique se os pescados estão expostos em bancas limpas, com bastante gelo, ou em balcões refrigerados. Não consuma pescado de origem duvidosa ou desconhecida -, diz.

O pescado fresco para consumo apresenta a superfície do corpo limpa e brilhosa; olhos devem ocupar toda cavidade e ser brilhantes e salientes; guelras têm de estar com a cor vermelho vivo. "As escamas devem estar brilhantes e bem aderidas à pele do peixe, e a carne deve estar firme, ter cor e cheiros próprios. Além disso, é preciso observar se o pescado está sendo mantido sob condições adequadas de conservação”, afirma.

No caso do peixe salgado, o mesmo deve estar com coloração uniforme, integro e seco; não ter mofo, manchas escuras ou avermelhadas, de limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável. O cuidados também devem ser mantidos para a compra e consumo dos crustáceos (lagosta, camarão, caranguejos e siri) e moluscos (polvo e lula).

Leandro acrescenta que se o pescado for destinado ao consumo cru, deve ser submetido ao congelamento prévio a uma temperatura de - 20° C (vinte graus negativos), por sete dias. Outra dica é cozinhar por completo os peixes e mariscos a 60° C (sessenta graus) por 10 (dez) minutos. Evitar o consumo de pescado cru que não tenha sido submetido ao congelamento prévio.

Chocolate - Ações simples, como observar se os ovos de páscoa estão armazenados em locais frescos e arejados e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas.

Qualquer dúvida ou sugestão entrar em contato com a Vigilância Sanitária, através do telefone 2762-0935.