visconde de araujo recebe mutirao contra aedes aegypti

14/01/2019 16:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

O morador Adilson avalia como importante a ação na prevenção de doenças

A Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta segunda-feira (14), no bairro Visconde de Araújo, mutirão para monitorar e extinguir os focos do mosquito Aedes aegypti. São realizadas visitas de agentes de endemias, de supervisores gerais e de campo às residências de famílias. O trabalho tem sido intensificado no verão, época do ano em que há mais proliferação de dengue e chicungunha.

A equipe é composta por seis agentes de endemias, um supervisor geral e um de campo, que percorreu nesta segunda a Rua Milne Ribeiro. Na casa do aposentado Adilson Assad, o grupo aplicou larvicidas em entrada de esgoto e furou latas para não haver acúmulo de água, num trabalho de controle mecânico.

"Esta ação do CCZ é necessária tanto em prol da higiene quanto para evitar doenças. Para minha família, formada por cinco pessoas, incluindo dois netos de 12 e 13 anos, o combate à dengue em nossa casa é muito importante, oferecendo mais segurança", avalia Adilson.

Já o funcionário público aposentado Maurício Vieira ressaltou que é válido o apoio do CCZ a favor da saúde da população. "Recebo hoje os agentes de endemia em minha casa com muito prazer. São pessoas boas e conhecidas", justifica.

Nas visitas domiciliares desta segunda-feira foi realizada ainda coleta de foco (larvas) ou formas imaturas. Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Flávio Paschoal, o material captado será analisado no Laboratório Entomológico do CCZ para detectar se há proliferação do Aedes aegypti na região referida. A ação no bairro segue até a sexta-feira (18).

"O mutirão começou na Rua Milne Ribeiro, no bairro Visconde de Araújo, depois irá para outros quarteirões. Nas casas também colocamos areia em vasos de plantas para evitar acúmulo de água e instalamos telas em caixas d'água, tudo para eliminarmos os criadouros", completa Paschoal.

Também houve orientação a respeito do controle do vetor para os moradores, com distribuição de folderes educativos e outras ações.


Fotos Relacionadas