Volta às aulas na rede municipal será gradual

14/08/2009 16:40:18 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Waleska Freire

Foto: Ana Chaffin

Reunião decidiu pelo retorno das aulas por etapas para aumentar a prevenção contra a Gripe A

Em reunião nesta sexta-feira (14), a Comissão de monitoramento da gripe A, formada pela secretaria de Saúde de Macaé e diversas órgãos estaduais e federais, decidiu que a volta às aulas no município deve acontecer de forma gradativa para que as crianças menores sejam protegidas.


A recomendação é de que na próxima segunda-feira (17) devem retornar às aulas apenas os alunos do Ensino Médio, do programa de Ensino de Jovens e Adultos (Eja) e do terceiro grau. Continuam adiadas as aulas dos estudantes da educação infantil (creche e pré-escolar) e do ensino fundamental – que retornarão gradualmente. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso explica que a medida é uma recomendação para tentar conter o avanço do vírus da gripe é e válida para também para a rede particular.

- É importante ressaltar que esta não é uma determinação, e sim uma providência cautelar que será avaliada na próxima semana pela Comissão para o retorno dos demais estudantes, disse lembrando que o adiamento é uma preocupação com a contaminação das crianças menores, que são consideradas grupo de risco. Na próxima semana, a Comissão irá avaliar a possibilidade da volta às aulas no dia 24.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia que participou da reunião aderiu à medida e programou um calendário de retorno. Na segunda-feira, retomam as aulas os cerca de 4800 alunos do EJA, 1150 alunos do Ensino Médio, 1500 do Ensino Superior e 2000 do Cetep, totalizando aproximadamente 9500 alunos. Na quarta-feira, dia 19, retornam os 8500 alunos do sexto ao nono ano e na segunda-feira, dia 24, os alunos do primeiro ao quinto ano e Educação Infantil, que representam a maior parte da rede com 24 mil alunos.

- A nossa decisão atende à recomendação da Secretaria Municipal de Saúde feita oficialmente nesta sexta-feira (14), disse Marilena, enfatizando que as escolas começam nesta segunda-feira (17) a receber os materiais de higiene recomendados pela Secretaria Municipal de Saúde.

As servidoras grávidas funcionárias da Secretaria de Educação de Macaé continuam liberadas do trabalho até o dia 30 para evitar uma possível contaminação da Gripe A.

Entre os cuidados tomados nas escolas, está a proibição da freqüência dos alunos que apresentarem sintomas de gripe. Às escolas, foi recomendado que mantivessem as salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas. Todo profissional com sintoma de gripe será avaliado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e cada aluno deverá portar seu copo de uso individual.

Gripe é monitorada desde abril

A Comissão de monitoramento da gripe A foi instituída no município em abril e é formada por profissionais da secretaria de Saúde, do Hospital Público Municipal, Petrobras, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 9º Grupamento Militar do Corpo de Bombeiros, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o hospital Unimed e a subsecretaria de Comunicação Social.

Nesta sexta-feira, além da secretaria de Educação, participaram da reunião as subsecretárias de Educação na Saúde, no Esporte, na Cultura, na Tecnologia e no Meio Ambiente, Conceição de Maria e de Políticas Pedagógicas Gelda Tavares.

Além do adiamento das aulas de parte da rede de ensino do município, a Comissão também estabeleceu algumas recomendações de higiene que deverão ser executadas por todos os estabelecimentos de ensino.

A Comissão enviou para o gabinete do prefeito Riverton Mussi, a secretaria Municipal de Educação, o Sindicato das Escolas Particulares, a Câmara de Vereadores, o ofício contendo todas as determinações.

São recomendações da Comissão para as escolas do município (públicas e privadas):

1) Disponibilizar:

1.1 – Sabão, papel toalha, lenços descartáveis para higiene das mãos e nasal;
1.2 – Copos descartáveis.

2) Manter :

2.1 – Salas de aulas ventiladas com janelas e portas abertas abolindo o uso de ventiladores e ar refrigerados;
2.2 – Isolar os bebedouros tipo jato d’água.

3)Instruir:

3.1 – O não compartilhamento de objetos de uso pessoal (copo, talher, celular, mp3, borracha, caneta, lápis), alimentos, cigarros;
3.2 – Sobre a prática de noções de higiene, lavar as mãos, evitar tossir ou espirrar sem proteger a boca e nariz, jogar no lixo os lenços de papel, copos e toalhas após o uso.

4)Recomendar:

4.1 – Que sejam suspensos eventos que não pertençam ao calendário escolar;
4.2 – Que seja suspenso o horário de recreio;
4.3 – Que não haja circulação de crianças pelos corredores.

5) Exigir:
- Que alunos, funcionários, professores e outros que apresentem sintomas de gripe, sejam encaminhados ao Serviço de Saúde e que não retornem até a liberação médica. Informamos ainda que as crianças podem eliminar secreções por até 14 dias.