Werneck Almeida leva título de bicampeão macaense de bodyboard

18/01/2010 17:07:11 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Evento reuniu cerca de 100 atletas na praia do Pecado

“Da segunda fase em diante só tivemos baterias excelentes e com disputas acirradíssimas. As ondas colaboraram e os atletas entenderam bem o espírito do evento”, comentou o head judge (supervisor de julgamento) do quadro técnico do Circuito Mundial, Chico Garritano, durante uma das muitas baterias do campeonato de Body Board, realizado neste sábado e domingo (16 e 17), na praia do Pecado. O evento faz parte do Fest Verão Esportivo 2010, promovido pela prefeitura, por meio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

O evento já é considerado um dos melhores e mais tradicionais do Rio de Janeiro que anualmente recebe atletas de várias partes do Brasil. Diferente dos anos anteriores, quando o evento era válido pelo Circuito Estadual do Rio de Janeiro, em 2010, a etapa contou pontos apenas para o ranking municipal de Macaé e, ainda assim, recebeu 97 atletas de praticamente todas as cidades do Rio de Janeiro, sem falar nos capixabas e paulistas.

Os atletas contaram com estrutura completa oferecida pela Prefeitura de Macaé, por intermédio da Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, com tendas exclusivas, para melhor conforto e abrigo do sol, kit lanche, revistas 720° bodyboarding e água à vontade.

Outro aspecto ainda mais importante e determinante para o sucesso do evento foi o quadro técnico de 1ª linha, chefiado por Chico Garritano, do Circuito Mundial, que aliado ao sistema informatizado de julgamento, levou tranquilidade aos atletas, que muitas vezes não contam com o quadro oficial da Federação Estadual de Body Board do Estado do Rio de Janeiro (FEBBRJ) e muitas vezes se decepcionam em eventos não chancelados.

A premiação foi uma atração a parte, com mais de R$ 5 mil em prêmios oferecidos pelos patrocinadores (Atol surf shop e Bac Bodyboard), incluindo mais de 10 pranchas da Void Rider e uma passagem aérea para as ondas de El Gringo, no Chile. Isso deixou os atletas ainda mais empenhados e a qualidade técnica vista dentro da água surpreendeu a todos.

Werneck Almeida

Pela categoria amador masculino, a principal do evento, o macaense Werneck Almeida foi proclamado bicampeão macaense logo na primeira fase, o único atleta que ameaçava o triunfo de Werneck era o também macaense André Andrade, que precisava vencer o evento e torcer para um tropeço de Neck. Porém, André acabou eliminado logo na primeira fase e deixou a taça nas mãos de Werneck pela segunda vez.

Já com o título de 2009 nas mãos, Werneck continuou competitivo e com um excelente repertório de manobras vence também a etapa, até porque estavam em jogo os primeiros 1500 pontos para o ranking de 2010 e, consequentemente, uma passagem para Arica, Chile, e uma super premiação que dava pranchas do 1º ao 4º colocado do amador masculino.
- Gostaria de agradecer a Deus por essa vitória. Comecei bem o ano e vou com tudo até o final, pretendo me profissionalizar em 2011 e, caso ganhe a passagem, pretendo competir o mundial de Arica já como atleta profissional -, Comentou Werneck.

Na segunda colocação, ficou o rio-ostrense Matheus Pinheiro. Em terceiro lugar, o macaense Joanes Sérgio, revelação da etapa, deixando na 4ª colocação o também macaense Ewerson Jorge.

Entre as meninas, o título macaense de 2009 só foi definido na bateria final. A cabofriense Ana Paula era a líder do ranking e tinha a macaense Carol Rodrigues apenas 64 pontos atrás, ou seja, quem fosse a melhor no Fest Verão Macaé 2010, sairia campeã macaense de 2009.

A bateria final foi emocionante, as duas conseguiram ondas regulares e Ana Paula liderou por quase toda a bateria, mas a experiência ‘no pico’ falou mais alto e Carol achou uma onda salvadora no final do evento, levando o título da etapa e do circuito macaense de bodyboard, o segundo de sua carreira. Em terceiro, ficou Talita Oliveira de Barra de São João e na quarta colocação a carioca Marcela Cadinelli.

Pela categoria Júnior masculino o título macaense de 2009 estava entre João Luiz, de Niterói e Veríssimo Machado de Barra de São João, que acabou eliminado na semifinal. Quem venceu a etapa e fez as pazes com a vitória foi o macaense Lucas Fitaroni, deixando, em segundo lugar, o niteroiense João Luiz, que, com o resultado, se tornou o campeão macaense de 2009. Em 3º lugar ficou o macaense Gabriel Lázaro e na 4ª colocação, o carioca João Ricardo.

Além das categorias oficiais, a Associação Macaense de Bodyboard, com o intuito de atrair novos atletas e promover o crescimento de competidores dentro de Macaé, realizou a categoria Sub-17 Local, categoria na qual os atletas deveriam morar em Macaé, ter menos de 17 anos e nunca ter participado oficialmente de outras categorias, como a Júnior, por exemplo. O sucesso da categoria foi surpreendente e contou com exatamente 40 inscritos, entre eles mais de 30 alunos e ex-alunos da Escola Municipal/AMB de Bodyboard.

Quem venceu e mostrou que tem um futuro promissor no esporte foi o atleta Fernando Rocha. Na segunda colocação, ficou o atleta Felipe Alex, seguido por Daniel Quintes e Junior Porto, respectivamente na 3ª e 4ª colocação.

A 2ª Etapa do Circuito Macaense está previamente marcada para o dia 10 e 11 de abril, quando também será válida pela 2ª Etapa do Estadual 2010. Antes disso, a tribo do bodyboard se encontra oficialmente na praia de Atafona, em Campos, nos dias 29, 30 e 31, para a abertura do Estadual 2010.

O Fest Verão Macaé de 2010 contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer, Prachas Void Rider e apoio das lojas Atol surf shop, BAC Bodyboard shop e revista 720º Bodyboarding. O evento foi realizado pela Associação Macaense de Bodyboard com a chancela da FEBBRJ – Federação de Bodyboard do Rio de Janeiro e CBRASB – Confederação Brasileira de Bodyboard.

Confira abaixo a classificação final até a semi-final:

Amador Masculino
1º - Werneck Almeida – Macaé
2º - Matheus Pinheiro – Rio das Ostras
3º - Joanes Sérgio “Piri” – Macaé
4º - Ewerson Jorge – Macaé
5º - Rodrigo Lima – SP e João Luiz – Nit
7º - Thiago Correia – São João da Barra e Ewerson Lima – Cabo Frio

Júnior masculino
1º - Lucas Fitaroni – Macaé
2º - João Luiz – Niterói
3º - Gabriel Lazaro – Macaé
4º - João Ricardo – Rio de Janeiro
5º - Verissimo Machado – Barra de São João e Kalani – Niterói
7º - Felipe Sampaio – Rio das Ostras e Rodrigo Fernandes – Rio de Janeiro

Open feminino
1º - Carol Rodrigues – Macaé
2º - Ana Paula – Cabo Frio
3º - Talita Oliveira – Barra de São João
4º - Marcela Cadinelli – Rio de Janeiro
5º - Renata Pinto – Macaé e Mariana Faria – Niterói
7º - Tatiana Rodrigues – Macaé e Gabi Gouveia – Rio de Janeiro

Sub-17 Local
1º - Fernando Rocha – Macaé
2º - Felipe Alex – Macaé
3º - Daniel Quintes – Macaé
4º - Junior Porto – Macaé
5º - Caio Loures – Macaé e Jean Francisco – Macaé
7º - Dudu Braga – Macaé, Julio Cezar – Macaé e Lenon Cooper - Macaé