Zoonoses realiza mutirão na região serrana

02/03/2021 16:49:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Moisés Bruno

Ações em Areia Branca e nas Bicudas enfatiza ações de cuidado à população

As comunidades serranas macaenses de Areia Branca e das Bicudas Grande e Pequena receberam, nesta terça-feira (2), uma força-tarefa com cerca de 70 agentes de endemias da Prefeitura de Macaé. Os funcionários da Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, realizaram um mutirão para vistoria em centenas de domicílios.

“Esse mutirão faz parte do conjunto de ações da Saúde na região serrana. Nossa gestão tem como objetivo estar presente, com atendimento público nessa área. As visitas têm sido bem aceitas pela população e o levantamento de dados que estamos fazendo hoje, pela primeira vez nestas localidades, serão fundamentais para o planejamento dos próximos mutirões”, informou a coordenadora especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Pâmela Valdez.

As visitas domiciliares contam com ações no combate ao Aedes aegypti e ao caramujo africano, além de roedores; orientações aos moradores sobre Dengue, Zika e Chikungunya e reconhecimento geográfico para saber a quantidade de imóveis. “Assim, teremos condições favoráveis de, periodicamente, promover controle e prevenção das zoonoses”, diz Pâmela.

Os agentes de endemias também realizaram um levantamento de cães e gatos para planejar a vacinação antirrábica no próximo dia 16.“Isso facilitará nosso conhecimento sobre o quantitativo de vacinas para essa parte da região serrana”, enfatiza.

Opinião de Moradores

Há cinco anos morando na localidade de Areia Branca, Arlete Bernardo disse que vê pela primeira vez esse tipo de trabalho no local. “Essa gestão veio a nós e nos deu importância”, registrou. Já a moradora da Areia Branca Zelita Porto gostou de ter recebido da agente de endemias a notícia de que seu gato poderá ter atendimento veterinário e castração na Unidade Básica de Saúde UBS-Animal, localizada no distrito de Córrego do Ouro. Sobre o mutirão, ela foi categórica: “Esse trabalho é muito bom de ver. É uma forma de cuidar da população. Ainda mais em meio a uma pandemia”.

Assista aqui ao vídeo.


Fotos Relacionadas