‘Escola em Ação’: Prefeito amplia convênio com Odebrecht

06/10/2009 18:50:41 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Projeto já funciona nas escolas do Lagomar, Engenho da Praia, Botafogo e Malvinas em atividades no final de semana

Quatro novas escolas receberão o projeto “Escola em Ação”, uma parceria entre a prefeitura de Macaé, a Odebrecht Oil e Gás e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A ampliação do projeto – que já funciona nas escolas do Lagomar, Engenho da Praia, Botafogo e Malvinas em atividades no final de semana – foi garantida nesta terça-feira (6), durante assinatura de termo de cooperação entre o prefeito Riverton Mussi e o presidente da multinacional, Miguel de Almeida, no paço municipal da prefeitura.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, também compôs a mesa de assinatura do convênio.

- Macaé é um dos poucos municípios do país que disponibiliza educação integrada nos níveis Fundamental, Médio e Superior. Temos um projeto audacioso de Ensino Superior, que inclui a gratuidade da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, a FeMASS, localizada na Cidade Universitária, para cerca de mil alunos. Além disso, ultrapassamos a cota de 25% da arrecadação, obrigatória por lei, em investimento na educação. No entanto, sempre buscamos parceiros, como com os governos estadual e federal e a iniciativa privada. O momento é de unir forças – pontuou o prefeito.

De acordo com Riverton, o projeto Escola em Ação estimula uma das diretrizes principais da educação: valorizar a presença do aluno na escola. “Temos uma parte pedagógica muito importante dentro do processo da educação e vamos ampliar o choque de gestão na parte física das escolas, com reformas, instalação de ar condicionado e microfone sem fio”, ressaltou.

O convênio prevê o fortalecimento e a expansão das ações do projeto “Escola em Ação”, por meio do apoio à inserção social, educacional e produtiva de crianças, adolescentes e jovens. O projeto já envolveu 5.285 pessoas da comunidade escolar, 27 voluntários empresariais, 33 voluntários da comunidade, 293 jovens formados nos cursos de qualificação – 40% inseridos no mercado de trabalho. Além disso, são 160 jovens em formação pelo projeto.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, fez uma explicação sobre as ações da secretaria, as dez metas trabalhadas pela Educação, todos os projetos e programas em andamento e as perspectivas futuras. “A maior parte das dez metas foi cumprida e estamos trabalhando para consolidar as demais”, observou.

Segundo a coordenadora do projeto “Escola em Ação”, Rita Hipólito, o convênio faz parte da política de responsabilidade social da Odebrecht. “O projeto deixa legado na área da educação e apóia esforços para a qualificação profissional”, disse.

O presidente da Odebrecht, Miguel de Almeida, frisou que o convênio consolida o “Escola em Ação” e marca a ampliação em mais quatro escolas. “Trata-se do compromisso com a educação e a qualidade do ensino”, salientou. O vereador Gilso Machado representou a Câmara na solenidade de assinatura. “O país só cresce com educação”, sentenciou.

Audio

Entrevistado: Marilena Garcia Vice-Prefeita e Secretária de Educação
Reporter: Eraldo Manhães