‘Superação’ é tema do projeto Conversa Aberta do CAPO

23/09/2009 16:40:26 - Jornalista: Isis Maria Borges Gomes

Foto: Divulgação

Encontro Conversa Aberta acontece mensalmente

Em sua segunda edição, o projeto “Conversa Aberta”, do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO), foi mais um evento de sucesso. Realizado esta semana, o projeto reuniu pacientes e familiares do projeto, visando colher informações que possibilitam a troca de experiências e reflexão sobre o momento que cada um está vivenciando, assim como é dado espaço aos familiares para trazerem suas angústias e dúvidas. O CAPO é uma das entidades assistenciais que recebem o apoio da prefeitura.

Neste mês de setembro, o tema trabalhado junto aos participantes foi ‘Superação’, o que resultou numa vasta conversa, transcorrendo por toda a tarde. Dentro do tema, a partir dos questionamentos surgidos no primeiro encontro do grupo, a equipe técnica - formada por Assistente Social, Fisioterapeutas e Psicóloga - abordou a Quimioterapia, explicando o processo do tratamento e seus efeitos colaterais, além da importância do comprometimento do paciente nesta etapa.

- Precisamos colher informações sobre diagnóstico, tratamento e outras questões que atingem a todos, agregando valores familiares à recuperação, abrindo espaço para que pacientes e familiares expressem suas dúvidas e suas angústias e preocupações. É de fundamental importância que o paciente conte com a participação da família durante o tratamento, para que haja uma recuperação mais significativa, vencendo de fato a doença, disse Márcia.

Neste encontro, Márcia apresentou aos pacientes o seu exemplo de êxito do tratamento, já que ela também vivenciou o câncer e derrotou a doença, fato que veio enriquecer a discussão do grupo. As reuniões do grupo acontecem mensalmente na instituição, sendo abordados temas variados de interesse de todos os pacientes. Os próximos encontros irão abordar temas específicos, como Paciência, Auto-estima, entre outros.

Fundado em fevereiro de 2006, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico desenvolve um trabalho interdisciplinar de excelência sempre crescente fundamentado no tratamento e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas, de psicoterapia, de Fisioterapia, de serviço social, além de acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, inclusão digital, alfabetização e musicoterapia, e de atendimento terapêutico às famílias.

O Capo é uma associação civil de direitos privados sem fins lucrativos, e funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h. O e-mail é capoong@ig.com.br e o telefone (22) 2772-7174.