“Café Pequeno da Silva e Psiu!”: homenagem ao circo e à infância

23/10/2008 15:40:17 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O “Palavra Expressa”, projeto literário da Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto e da Fundação Macaé de Cultura apresenta, em homenagem ao mês das crianças, o espetáculo “Café Pequeno da Silva e Psiu!”. A peça em linguagem circo-teatro estará no Teatro Municipal de Macaé, nesta quinta-feira (23), em duas sessões: 10h e 14h30. A entrada é franca. Escolas poderão fazer reservas pelo número: 2772-4831.

O palhaço interpretado por Richard Riguetti interage com crianças e adultos, que passam de espectadores a cúmplices e depois a personagens. Um dos objetivos do projeto é preservar a arte milenar do circo sob uma ótica contemporânea.

"Café Pequeno da Silva e Psiu" é um palhaço que representa o cidadão
comum. Ele erra, mas não desiste. Permanece tentando até acertar. Versátil, Riguetti molda-se às expectativas da platéia criando uma integração com crianças e adultos.

O roteiro é formado por diversas reprises de cenas cômicas de picadeiro que foram
adaptadas ao estilo próprio do artista, além de improvisos. A platéia participa na construção da dramaturgia, saindo da condição de cúmplice para protagonista do espetáculo.

As cenas apresentadas fazem parte da cultura oral popular, passando de geração para geração circense. A peça de 45 minutos de duração é dirigida por Lilian Moraes, com figurinos de Mauro Leite e produção do Grupo Off-Sina.

“Nossa intenção é levar ao público infanto-juvenil o improviso, a criação, a importância de se aventurar no erro como etapa do aprendizado”, disse Rosane Machado, produtora do projeto, ao enfatizar a importância do resgate da cultura do circo. Carla Pereira, também produtora do projeto, acrescentou que o objetivo do evento é prestar uma homenagem à infância.

O Palavra Expressa, que completou em agosto um ano, realiza eventos quinzenais no Centro Macaé de Cultura, além de ter sido levado ao Ciep da Aroeira e à Sociedade Musical Lira dos Conspiradores. Saraus, palestras, oficinas culturais e lançamentos de livros estiveram na programação do projeto nesse período.