“Minha Mãe é uma Peça” volta a Macaé

03/08/2009 15:11:41 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Divulgação

Paulo Gustavo foi indicado ao prêmio Shell de melhor ator pela peça

Sucesso de público em todo o país, a comédia “Minha mãe é uma peça”, entra em cartaz no Teatro Municipal esta semana – quinta e sexta-feira (5 e 6) - às 21 horas, no Teatro Municipal. Escrito e interpretado por Paulo Gustavo, com direção de João Fonseca, o espetáculo está de volta a Macaé.

O ator e autor Paulo Gustavo criou a Dona Hermínia da peça após muito observar o comportamento não só de sua própria mãe, mas de diversas representantes da “classe”. Assim, a única personagem do espetáculo é múltipla, em um retrato, ao mesmo tempo minucioso e abrangente dessa mulher e de sua complexa relação com os filhos.

Paulo Gustavo capta no texto, mas, sobretudo nos jeitos e trejeitos de Dona Hermínia, a alma dessa mulher de meia idade, aposentada e sozinha cuja maior ocupação é procurar o que fazer, uma vez que seus filhos estão crescendo e não precisam mais de seus excessivos cuidados e broncas. E não há nada que ocupe mais a cabeça de uma mãe do que problemas e preocupações.

É este o universo da personagem que, na falta de trabalho e romance e entre uma conversa e outra com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente, quase enfarta por causa de um tênis que o filho deixou fora do lugar. Embora a personagem não seja das mais simpáticas, acompanhar sua enfadonha e enlouquecida rotina é suficiente para reconhecer na personagem tantas mulheres que marcam as vidas de tantas pessoas.

O que falta em simpatia a Dona Hermínia, sobra em graça. A personagem é divertidíssima. Bom para a platéia: afinal, rir dela é uma boa maneira de não enlouquecer com ela. Na peça ,Paulo Gustavo construiu uma colagem de suas observações domésticas e vivenciais, tecendo um espectro desses humores femininos, gestos, trejeitos, falas, atitudes, achaques e ataques, num minucioso trabalho que resultou numa comédia hilariante, com o cuidado de não resvalar para o caricatural.

A brilhante atuação levou Paulo Gustavo à indicação do Prêmio Shell de melhor ator. A classificação do espetáculo é de 12 anos. O ingresso custa R$ 50 e poderá ser adquirido nas bilheterias do Teatro a partir das 14h.