Projeto da ONU apresenta estudos para o desenvolvimento de Macaé

25/02/2021 18:29:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Bruno Campos

Iniciativa faz parte da parceria global Agenda 2030

O projeto “Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” apresentou, em webinário realizado nesta quinta-feira (25), dois estudos sobre Macaé. A iniciativa é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – da Organização das Nações Unidas (ONU) -, com o apoio da Petrobras. O objetivo é ampliar a capacidade dos municípios no cumprimento dos 17 objetivos da parceria global para a melhoria da qualidade de vida, conhecida como Agenda 2030.

O encontro, que aconteceu via plataforma digital, apresentou dois estudos sobre Macaé e os projetos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho de Macaé (GT-Macaé) para contribuir com o alcance dos ODS propostos pela ONU de maneira local. O Secretário Adjunto de Relações Institucionais, Alexandre Cruz, deu as “boas-vindas” na reunião, representando o prefeito, Welberth Rezende.

Mariana Previtali, servidora pública de Macaé e integrante do GT, foi responsável pela apresentação dos projetos livres elaborados pelo grupo. “Nós temos uma equipe bem atuante e envolvida na elaboração dos projetos e definição dos temas. Acredito muito na implantação da Agenda na cidade e no impacto da implementação dessas propostas na melhoraria da qualidade de vida da nossa população”, destacou, agradecendo a colaboração de todos os integrantes do GT.

A consultora do PNUD, Elizabeth Filizzola, ressaltou a qualidade do trabalho desenvolvido no município. “O GT de Macaé está bem representado pela prefeitura, iniciativa privada e sociedade civil. O grupo não está fechado e novas participações podem ser feitas por gestores públicos, empresariado local, legislativo e terceiro setor. Ainda é possível apresentar projetos, políticas públicas e programas que visem à construção de uma cidade inclusiva e sustentável, não deixando ninguém para trás, como é o nosso lema”, afirmou.

Análises sobre Macaé

Durante a reunião, que foi aberta ao público, dois estudos sobre Macaé foram apresentados pelo consultor do PNUD, Felipe Dias. O primeiro, “Diagnóstico Situacional de Indicadores ODS”, mostrou um panorama do município em diferentes áreas como saúde, proteção social, crescimento econômico e educação. A análise busca conhecer a realidade local e identificar quais objetivos e metas da Agenda 2030 podem ser elencados como prioritários.

O segundo estudo, “Avaliação Rápida Integrada (RIA) do Plano Plurianual 2018-2021”, mapeou a inserção dos ODS dentro do plano que é elaborado pelo governo municipal, baseado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com uma séria de diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas. O objetivo deste trabalho é identificar a inserção dos ODS nesse planejamento local, com pontos fortes e fracos.

Agenda 2030

O documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” foi criado pela ONU em 2015, com o comprometimento de 193 países para adoção de medidas que promovam o desenvolvimento sustentável em 15 anos, até 2030.

O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas que tratam da erradicação da pobreza e promoção da vida digna para todos. Mais informações sobre a Agenda 2030 estão disponíveis no site: www.agenda2030.com.br.

Participaram ainda do webinário, representantes da Petrobras; a gerente do PNUD, Geane Bosseli; e gestores do governo municipal: o Secretário Adjunto de Comunicação, Romulo Campos; além da Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon e do secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Rodolfo Coimbra - que também integram o GT-Macaé.


Fotos Relacionadas