logo

Pesquisa aponta que 89% dos estudantes querem estudar na Cidade Universitária

13/11/2015 15:04:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Funemac Comunicação

Foto: Divulgação

Cidade Universitária possui 18 cursos de graduação e sete de pós-graduação gratuitos

“Você conhece a Cidade Universitária?” Dos 434 estudantes que responderam ao questionário da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), 67% responderam “sim”. Entre 377 que participaram da pesquisa de interesse em estudar na Cidade Universitária, 89% disseram “sim”. E que curso de graduação você gostaria que tivesse na Cidade Universitária?

Nesse caso, 115 estudantes responderam à pesquisa e os cursos mais desejados são Psicologia (23%), Arquitetura (18%), Veterinária (16%), Letras (10%), Petróleo e Gás (9%), Gastronomia, Música, Pedagogia e Educação Física com 6% cada. Foram excluídas escolhas de cursos que já existem no campus.

- O resultado da pesquisa mostra que cada vez mais pessoas estão conhecendo a Cidade Universitária, um polo de ensino superior totalmente gratuito aqui em Macaé onde os estudantes encontram diversos cursos de instituições sérias, respeitadas no país e até fora dele. Tudo isso fruto de muito trabalho da prefeitura, por meio da equipe Funemac e parceiros que acreditam na educação de qualidade", destacou o presidente da fundação, Gleison Guimarães.

O trabalho faz parte do projeto Conhecendo a Cidade Universitária, um convite à população para ficar por dentro do polo universitário do município, que reúne quatro instituições de ensino superior renomadas, 18 cursos de graduação e sete de pós-graduação gratuitos.

Este ano, 623 estudantes responderam à pesquisa e outros 593 em 2014, num total de 1.216. Esse número compreende visitas internas ao campus e externas nas escolas públicas, incluindo a região serrana de Macaé, particulares, o Programa Jovem aprendiz e ONG Viva Rio, além de ações presenciais na Caravana Territórios de Petróleo, Shopping Plaza Macaé, Igreja Batista Pentiel e nas feiras de Ciência e Tecnologia, Responsabilidade Social e Brasil Offshore.

Na serra, a pesquisa foi feita nas escolas municipais Raul Veiga, Pedro Adami, Tarcísio Paes de Figueiredo, Colégio Municipal do Sana e Escola Técnica Natálio Salvador Antunes.

O projeto é implementado pelo Centro de Extensão Universitária e Sociedade (Centrexs), vinculado à Superintendência Acadêmica da Funemac, gestora do campus. A equipe informou que o resultado da pesquisa levou em conta as três questões aplicadas aos estudantes mais importantes para o desenvolvimento do projeto. Foi ressaltado ainda que o questionário das visitas externas possui abordagem diferente do que é aplicado nas visitas internas. Nestas, a pesquisa mostra apenas a satisfação sobre a visitação aos laboratórios do campus.

O “Conhecendo a Cidade Universitária” também recebe alunos no campus, com visitas agendadas, para que vejam de perto como funcionam os laboratórios. Nos encontros, além de assistirem ao vídeo institucional que apresenta o projeto, eles participam de palestras com estudantes dos diversos cursos.

O campus abriga a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) – instituição pública municipal -, as federais Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a estadual Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Os cursos oferecidos são os seguintes: FeMASS – Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Matemática; UFF – Administração, Ciências Contábeis e Direito; e UFRJ - Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Medicina, Nutrição, Química (bacharelado e licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Os interessados em visitar o campus podem entrar em contato pelo telefone (22) 2796.2500, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas