A lua é o astro da vez no canal Prosa Lunos

17/05/2021 14:00:00 - Jornalista: Carla Cardoso

O satélite natural da terra será analisado na live nesta quarta (19)

Fonte de inspiração para poetas e casais apaixonados, a lua e seus mistérios serão tema da próxima live no Canal Prosa Lunos, criado pela professora de Física do Colégio de Aplicação (CAp), Nicolle Coutinho, na próxima quarta (19), às 18h30. O convidado da noite é o professor Cleiton Batista, coordenador de Astronomia no Observatório Astronômico da Sé, do Espaço Ciência de Pernambuco.

O Canal foi criado para atender aos alunos do Ensino Fundamental e Médio que desejam estudar para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2021 virtual, cuja prova, este ano, será aplicada no dia 28 deste mês. Segundo a professora, há expectativas de uma segunda temporada, após a realização da prova. As lives contam com a participação do tradutor intérprete de Libras Pedro Paulo Gonçalves.

O Espaço Ciência é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, aberta ao público, gerenciada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. Com uma área de 120 mil metros quadrados, entre as cidades de Recife e Olinda, combina exposições montadas em ambientes fechados com centenas de experimentos interativos a céu aberto. Possui também Planetário, Auditório, Anfiteatro, Hall de Exposições e Centro Educacional, além de um Manguezal de rara beleza e interesse científico, para contemplação, estudos e aprendizagens.

Próximas lives - As próximas exibições do Canal serão nos dias: 21, às 15h com o tema: Buracos Negros (Dr. Elvis Camilo, conhecido nas redes sociais como "Surfista Gravitacional"), e 26, às 18h30, com o tema: Missão Centenário (em contação de histórias, com a professora Mariucha Corrêa, de Macaé). Em seguida, um bate-papo entre Nicolle, Glycia Leite e Ivan Batista sobre aspectos técnicos da Missão.