Ação conjunta coíbe irregularidades ambientais no Botafogo

22/05/2015 16:57:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Fiscais fizeram coleta de água dos canais para análise de possíveis poluentes

Após denúncias sobre mau cheiro nas localidades próximas ao Canal do Capote e Vala do Italiano, entre a Linha Verde e o bairro Botafogo, a secretaria de Ambiente, Empresa Municipal de Saneamento (Esane), Guarda Ambiental, Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) e Instituto Macaé de Meteorologia e Tecnologia (IMMT), organizaram uma ação conjunta, nesta sexta-feira (22), para identificação das causas.

De acordo com o secretário de Ambiente, Gerson Martins, as vistorias preliminares começaram há uma semana. "Após reunião no gabinete do prefeito, foi definido o planejamento dessa ação. Foram 25 empresas vistoriadas e 23 notificações geradas para adequações diversas, que deverão ser cumpridas dentro do prazo máximo de 30 dias. Em sua maioria, as irregularidades são descarte irregular de produtos químicos e óleo.", explicou o secretário.

Cinco equipes de trabalho participaram da vistoria no bairro Botafogo, compostas por representantes de cada órgão. O objetivo foi identificar a correta destinação dos resíduos sólidos e líquidos lançados nos canais e o funcionamento dos sistemas de controle ambiental desses diversos estabelecimentos.

A Defesa Civil analisou a área e descartou a possibilidade de vazamento de gás. Os representantes da Esane verificaram a rede de drenagem e esgotamento sanitário em busca de lançamentos clandestinos e outros produtos químicos. Já a Amvisa verificou estabelecimentos de alimentação que poderiam ter fatores negativos e, com isso, comprometer a saúde da população do bairro.

Outra medida, realizada pelo IMMT, foi a coleta de água dos canais para análise de possíveis poluentes existentes nos cursos hídricos da região. As próximas frentes de trabalho estão sendo planejadas para a próxima quarta-feira (27). A proposta é prosseguir com as verificações sobre possíveis descartes irregulares e clandestinos de resíduos.