Ação no Bosque Azul promove integração dos novos moradores

28/11/2015 14:13:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Prefeito ressaltou que a ação visa o bem-estar das novas famílias do condomínio

Prezando pela segurança, integração e boa convivência, a Prefeitura de Macaé promoveu, neste sábado (28), diversas atividades junto às 27 famílias da Ladeira de Santana, que já foram transferidas, esta semana, para os apartamentos do condomínio Bosque Azul dos Programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal. Ao recepcionar os moradores, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, afirma que está é mais uma ação que prima pela qualidade e bem-estar das novas famílias do condomínio.

A cabeleireira, Luciene Gomes Tomaz e seu esposo Márcio Tomaz, estão na casa nova desde quarta-feira (25). Ele morador na Ladeira de Santana há 30 anos, achou que a adaptação no novo endereço seria difícil, mas não foi o que aconteceu.

- Agora, podemos dormir numa casa segura, confortável, sem umidade e mofo, principalmente sem medo da chuva. Tem horas que nem acredito, é tudo perfeito e a nossa adaptação foi imediata. Além disso, temos a presença do Dr. Aluízio todos os dias, admiro a postura dele, nos dando toda atenção -, elogiou Luciene.

Para o prefeito, a prioridade é a segurança na convivência no condomínio, principalmente com a crianças. "Este é um projeto coletivo, uma nova realidade e a prefeitura está presente com todos os seus equipamentos para acolher e dar tranquilidade às famílias", disse.

A primeira ação junto às famílias no “Bosque Azul” foi marcada por café da manhã, recreação, esporte e cultura. A ocasião também contou com palestra sobre segurança pela Defesa Civil. O trabalho de demolição das residências desocupadas na Ladeira de Santana prosseguiu neste sábado.

Satisfeita com a programação, a pequena Paola, 9 anos, se divertiu com a Companhia Chirulico, que animou adultos e crianças. Acompanhada da avó, Dalva Machado e dos irmãos e primos, ela falou que estava gostando da programação e da nova casa. "Estou gostando de tudo aqui, do café da manhã, de brincar no parquinho, no pula-pula e na quadra", falou empolgada.

As atividades foram desenvolvidas pelas secretarias de Habitação, Obras, Governo, Ordem Pública, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos, Comunicação e Fundação de Esporte (Fesporte).

Habitação - A secretária de Habitação, Alessandra Aguiar, explicou que 75 famílias da Ladeira de Santana foram cadastradas para receber os imóveis.

"Todas as famílias que receberam o imóvel, já estavam cadastradas no sistema habitação do Governo Federal, desde 2013. As casas já estavam destinadas à essas famílias e o município havia feito o pedido de liberação parcial das unidades ao Ministérios das Cidades e ao Banco do Brasil. A antecipação foi uma medida de urgência devido ao risco de deslizamento".

Mudança - No decorrer desta semana, a prefeitura tratou da antecipação da entrega das moradias aos que estavam em situação de risco na Ladeira de Santana. A antecipação tem o objetivo de eliminar riscos para os moradores, em caso de possíveis deslizamentos, com as últimas chuvas no município.

Os apartamentos do Bosque Azul, que contemplarão um total de 2.204 famílias, estão sendo construídos em blocos, com 16 apartamentos cada um deles. Os apartamentos têm 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e acessibilidade a portadores de deficiências físicas. As quadras têm infraestrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais, além de asfaltamento; calçadas e iluminação pública.


Fotos Relacionadas