Ações de limpeza e monitoramento prosseguem em toda cidade

10/11/2018 11:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Máquinas trabalham na limpeza das vias

Devido as fortes e permanentes chuvas que atingem Macaé desde quarta-feira (07), a ponte de Trapiche, na região serrana de Macaé, foi parcialmente destruída. Com a queda os motoristas estão utilizando uma via alternativa, conhecida como Estrada da Turma. Neste sábado (10), equipes das Secretarias de Mobilidade e Adjunta de Defesa Civil iniciaram o trabalho de translado de passageiros em van com destino a localidade do Óleo e arredores e vice e versa. O transporte irá funcionar diariamente até às 18h, gratuitamente.

Com as fortes chuva, as nascentes da região serrana foram afetadas e a água de abastecimento às residências está barrenta e com material orgânico. Para atender os moradores, principalmente da Bicuda Pequena, a prefeitura está fornecendo água potável.

Ainda na região serrana, os profissionais da Secretaria Adjunta de Interior estão atuando nas localidades do Óleo, Bicuda e na estrada que liga o Frade ao Sana com remoção de barro e vegetação nas vias de acesso.

O trabalho de monitoramento da Defesa Civil continua em vários pontos, como Virgem Santa, Complexo da Ajuda, Imburo, Piracema, Malvinas e Nova Holanda, locais considerados mais sensíveis da cidade. A previsão de chuva para este sábado é de 18mm.

Desabrigados - As Secretarias de Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e Ordem Pública, responsáveis pelo abrigo emergencial, estão viabilizando junto a Secretaria de Educação o transporte dos estudantes, que estão no local. A medida visa manter a rotina escolar durante o período que estiverem no abrigo.

O último registro, na manhã deste sábado (10) consta de 119 desalojados e 43 desabrigados. A Prefeitura de Macaé está dando toda assistência necessária aos desalojados e desabrigados pelas chuvas. As famílias desabrigadas foram encaminhadas para o bairro Visconde de Araújo. Profissionais médicos e enfermeiros fizeram uma avaliação dos abrigados, visando a detecção de algum problema de saúde que necessitasse de cuidados, uso contínuo de medicamentos como hipertensos e diabéticos e orientação quanto a possíveis doenças infecto contagiosas.

Pesca - Equipes das secretarias de Pesca, Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Ordem Pública e da Associação de Pescadores e Colônia Z3 estão empenhadas na desobstrução do canal para passagem de barcos sob a ponte de pedestres, que liga o Centro à Barra de Macaé. O aumento de detritos compostos por galhos e troncos no pontal do rio Macaé, vem impedindo que as embarcações que ficam ancoradas no cais da Nova Holanda e da Barra, não consigam seguir para o mar e vice e versa.

Com o trabalho, o material orgânico está se desprendendo da base da ponte e sendo levada pela correnteza.