Agentes patrimoniais recebem capacitação

07/03/2017 14:19:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Proposta é qualificar os 280 agentes patrimoniais

Para aprimorar as atividades de conservação dos bens públicos, cerca de 40 agentes patrimoniais participaram de capacitação, nesta terça-feira (7). O evento, que continua nesta quarta-feira (8) com mais 40 profissionais, aconteceu no Paço Municipal. O curso foi ministrado pela assistente de administração e logística, Elaine Deodoro de Souza da Silva.

Os encontros serão realizados durante todo o mês de março. A proposta é qualificar os 280 agentes patrimoniais distribuídos em todos os órgãos da Prefeitura de Macaé. Entre os temas abordados estão controle interno, externo e fiscalização patrimonial, além de inventário físico e atribuições do setor.

A secretária adjunta de Patrimônio, Gisele Muniz, afirma que a capacitação tem o objetivo de proporcionar noções básicas de manutenção e controle do patrimônio público. "A necessidade de ofertar esse curso está na importância de zelar e controlar o patrimônio público. Esses agentes são os representantes da Secretaria de Patrimônio nos órgãos e, por isso, irão nos retornar com resultados que beneficiarão toda a administração municipal", frisa Gisele.

Com 29 anos de prefeitura, o agente patrimonial Heleno Zumpichatti, 64 anos, está há 18 anos na função. "Temos que desempenhar nossas atividades com carinho. O trabalho de preservar cada coisa que temos traz benefícios para todos", explica o agente. E para Elda Loureiro, 59 anos, o treinamento mostra a valorização da atividade. "O zelo com o patrimônio público deve ser como se tivéssemos cuidando da nossa casa", acrescenta.

O agente patrimonial é responsável pela vistoria permanente, solicitações de manutenção, fiscalização de uso, controle interno, comunicação de movimentação e de irregularidades relativas aos bens de sua carga patrimonial, bem como ajudar a conscientizar os demais funcionários da necessidade de zelar pelos bens patrimoniais do município.


Fotos Relacionadas