Foto: Ana Chaffin
Preencher os espaços públicos com atividades que incluem as pessoas socialmente é meta do Centro de Atenção Psicossocial
A Praça Veríssimo de Mello teve um colorido especial na manhã desta terça-feira (2). Cerca de 50 pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Betinho, ligado à secretaria de Saúde, tiveram momentos de alegria e bem-estar no Baile de Máscaras. Marchinhas e outras músicas carnavalescas animaram a festa.
Familiares, amigos e profissionais de saúde também participaram do evento. Para a psicóloga do órgão público, Fabrice Sanches, o evento anual é importante porque permite a integração dos portadores de sofrimento psíquico, com a sociedade. "Eles têm muita alegria. Nosso baile de Carnaval é uma terapia, trazendo felicidade para o público-alvo", definiu.
No Baile de Máscaras, houve participação do Caps Infantil e do Caps Ad - que trata antigos usuários de substancias psicoativas. A sorveteria Frutos de Goiás apoiou o evento. Uma das frases que mais chamou atenção foi a fixada em um cartaz: "De Perto Ninguém é Normal".
- A sociedade precisa aprender a conviver com aquele que é diferente, respeitando-o em sua singularidade - explica a psicóloga. A Reforma Psiquiátrica prevê o tratamento a esta clientela em bases comunitárias e não mais em hospícios e manicômios.
Assim, preencher os espaços públicos com atividades que incluem as pessoas socialmente é um acerto que vai ao encontro das metas que a nova modalidade de assistência em saúde mental propõe desde a década de 1980.
No Caps Betinho há toda uma equipe atuando para o portador de problemas psíquicos. O Centro está localizado na Rua Benedito Lacerda 212, Imbetiba. Mais informações pelo telefone (22) 2796-1374.