logo

Alunos participam do Festival Macaé Cultura e Gastronomia

07/08/2015 16:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Gastronomia e literatura se unem em evento no Cavaleiros

Estudantes da rede municipal participaram nesta sexta-feira (7) do 6º Festival Macaé Cultura e Gastronomia - Sabores do Brasil. A programação, que segue até domingo (9), na praia de Cavaleiros, foi marcada pela visita dos alunos das unidades municipais Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamim, Fazenda Santa Maria, Dolores Garcia e Paulo Freire. Na oportunidade, eles tiveram uma aula diferente na praça literária, espaço em que assistiram apresentação do grupo de contadores de historias da rede municipal, HistoriArte, conheceram o ônibus Biblioteca sobre Rodas da secretaria de Educação e tiveram contato com os escritores Cláudia Nina e Marciano Vasques.

O evento é um projeto de ação cultural que visa promover a leitura e a literatura, por meio do intercâmbio de conhecimentos entre educadores, escritores regionais e a produção nacional, contribuindo assim para a formação do público leitor. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, a participação dos estudantes na programação literária visa contribuir com o processo educacional. Ele lembra que neste sábado (9), os educadores terão a chance de participar da oficina de contação de histórias, às 10h.

Com o tema “Que gosto tem o livro?”, a programação do turno da manhã contou com alunos das escolas municipais Fazenda Santa Maria e Parque Maria Angélica. Eles tiveram contato com a escritora Cláudia Nina, que interagiu com os alunos ao explicar sua trajetória como escritora. “Estou muito feliz em poder falar para estudantes. Sempre amei leitura. Sou jornalista e pensei em uma dia escrever minhas próprias histórias”, observou. A escritora está se preparando para lançar dois novos livros.

Degustação gastronômica - No encerramento da oficina, os estudantes se envolveram em uma oficina seguida de degustação do prato “Brasileirinho”, produzido pela chef Fabiana Pimentel. Na ocasião, ela entregou materiais que enfocam a receita “Arroz e feijão. Um par perfeito”, além da abordagem da alimentação saudável e balanceada com legumes, frutas e verduras.

Já no turno da tarde, os alunos das escolas municipais Paulo Freire e Marciano Vasques fizeram parte de debates e diálogos com o escritor Marciano Vasques. De maneira didática, o educador foi responsável pela apresentação da obra “A ciranda dos sinônimos e antônimos”. Além disso, a garotada também fez parte de uma oficina de gastronomia com os minichefs Beatriz Pinheiro e Isabel Dias.

Presente na CLIM, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, destacou que a Ciranda Literária será uma festa voltada para a beleza e as artes da literatura e gastronomia. “O maior contato com os escritores vai possibilitar uma aprendizagem valiosa. A CLIM será um momento ímpar para os estudantes”, finaliza.


Fotos Relacionadas