Sete atletas alunos da rede municipal de ensino vão representar Macaé nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Natal, capital do Rio Grande do Norte (RN), de 16 a 21 deste mês. Um deles também foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para representar o Brasil nos Jogos Escolares Sul-americanos, em Arequipa, nos Andes Peruanos, de 1º a 8 de dezembro. São alunos do Programa de Atletismo do Ciep Maringá classificados nos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, em outubro.
Os atletas são: Sabrina dos Santos Guimarães, 14 anos; Ryan Gonçalves Gomes, também de 14 anos; Solene Martins de Paula, 16; Kauã da Silva Lemos, 15; Lucas Resende Ornelas dos Santos, 16; Natan Portugal, 16; e Thiago Resende Ornelas dos Santos, 14 anos, que vai representar o país no evento internacional. Nas competições eles mostram o talento em resistência e habilidades físicas.
As informações foram passadas pelo professor Hiller Franco Estringer, idealizador, criador e responsável pelo programa. Segundo ele, Thiago Ornelas é aluno do Ciep Maringá desde a Educação Infantil.
"Ele é excelente aluno dentro da sala de aula também. O Programa de Atletismo é voltado para todos os macaenses e já existe há nove anos", disse o professor. É implementado por meio de parceria da escola e as secretarias de Educação e de Esportes, com incentivo e participação dos pais.
Atualmente o programa tem 150 alunos, a partir de 8 anos de idade e de ambos os sexos. Hiller estima que cerca de 4 mil jovens já passaram pelo Atletismo na rede.
O programa trabalha com todas as provas de Atletismo, como corridas, saltos, lançamentos e arremessos de peso. Começou em 2009, no Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), e foi transformado em programa social, educacional e esportivo impactando positivamente a vida da comunidade escolar, servindo como ferramenta no combate à violência e às drogas e possibilitando melhor qualidade de vida aos participantes e seus familiares.
"O Atletismo virou um modo de vida para vários jovens que hoje sonham alto e pensam em chegar às Olimpíadas", concluiu o professor.
Um pouco de historia – O Atletismo é conhecido como o esporte-base porque usa movimentos primários do ser humano como andar, correr, saltar e arremessar. Os primeiros registros constam dos Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, na Grécia antiga, com provas de corridas e arremessos de peso. O Dia do Atletismo é, popularmente, comemorado em 9 de outubro, em homenagem a uma das práticas mais antigas. No Brasil, as primeiras competições surgiram em 1910 e a mais famosa é a Corrida de São Silvestre, que acontece sempre no último dia do ano, em 31 de dezembro, na capital de São Paulo, desde 1925.